5 de agosto de 2025

Câmara de Altaneira volta aos trabalhos após recesso do meio do ano

 Seis pessoas acompanharam a abertura dos trabalhos do Legislativo (Foto: Marcos Lima)

A Câmara Municipal de Altaneira retornou ontem (04/08) as suas atividades após o recesso do meio do ano. Com a presente de todos os vereadores e vereadoras, seis pessoas na galeria e nenhum representante do Executivo a sessão de abertura durou quase três horas.

A primeira vereadora a se pronunciar foi Janne Meire (PSB) que relatou sua participação no Seminário da Educação em Foco e registrou os avanços da gestão na Educação e Saúde. A parlamentar também abordou a importância do combate à violência contra a mulher, apresentando dados sobre o assunto, defendendo ações dos parlamentares em prol de políticas públicas para as mulheres e finalizou destacando a relevância da luta contra o câncer.

O vereador Paulo Robson (PSB) também destacou sua participação no Seminário de Educação em Altaneira, parabenizando a equipe da Secretaria de Educação pela organização, ressaltou o anúncio da prefeita Ana Késia sobre a construção de uma escola padrão até o fim da gestão, além de outras obras. O parlamentar ainda parabenizou a equipe da Rádio Altaneira FM pela nova sede, que agora oferece melhores condições de trabalho.

O vereador Zé de Zuza (PSB) também registrou sua participação no Seminário de Educação, destacando as apresentações do grupo de capoeira Arte e Tradição, do grupo da ARCA e da Banda de Música Municipal, relatou o início da obra de abastecimento de água para a comunidade da Taboquinha, parabenizou a equipe da ABA pela mudança da sede da Rádio Altaneira FM, elogiando a organização do novo espaço e destacando o trabalho do vice-presidente Sebastião.

O vereador Valmir Brasil (PSB) registrou visita à passagem molhada de Cieldo com um topógrafo, manifestando esperança de que a obra agora seja realizada. Também registrou sua participação no Seminário de Educação, elogiando as apresentações dos grupos e, em especial, a fala do educador Dhony Nergino, diretor da Escola Joaquim de Morais, que expôs com coragem a realidade da educação no Distrito São Romão. Por fim, destacou que Altaneira está no caminho certo, com todos buscando melhorias para o município, diferente de gestões anteriores, e agradeceu a todos que estão trabalhando em prol da população.

O vereador Professor Nonato (PT) destacou a visita dos deputados André Figueiredo e Marcos Sobreira no último dia 9, viabilizada pelo engenheiro Sérgio Alencar, que resultou na entrega de uma máquina agrícola para a comunidade do São Romão. Parabenizou a equipe do CRAS São Romão, especificamente a equipe que encerrou atividades em dezembro de 2024, reconhecendo a conquista no valor de R$ 100.000, recebida no último dia 23. Também pontuou outras conquistas da ex-gestão, como a escola obtida pelo ex-prefeito, a recuperação de uma estrada que foi fruto de uma audiência pública em 2023 e a UBS da Chapada dos Romeiros. Na oportunidade, defendeu que a atual gestão está correta ao dar continuidade às obras iniciadas, mas pediu que novas obras sejam apresentadas.

A vereadora Professora Ana Maria (PT) relatou as visitas que está realizando às casas da população demonstram cumprimento de promessas feitas anteriormente. Agradeceu ao deputado Marcos Sobreira pelas ações destinadas a Altaneira, como o presente para São Romão, kits sanitários, cirurgias, exames e consultas, com apoio também do deputado André Figueiredo. Além disso, estendeu os agradecimentos ao Dr. Sérgio, pelo apoio constante aos vereadores de seu grupo, e ao Prefeito de Potengi, Salviano, e sua vice, Silvaneide, pelo suporte prestado. A parlamentar também defendeu que ações em benefício da cidade e do povo devem prevalecer, enquanto as picuinhas na Câmara devem ser evitadas.

O vereador Júnior do Povo (PT) relatou ter recebido diversas reclamações durante o recesso sobre a saúde no município, destacando a ausência de especializações fixas e a insuficiência da policlínica para atender à demanda. O parlamentar informou que enviará um ofício à Secretaria de Saúde solicitando esclarecimentos sobre a falta de serviços como ultrassonografia e pediatria. Em relação ao Seminário da Educação, disse que, apesar de não ter comparecido, verificou pelo Portal da Transparência que o evento, realizado apenas no turno da manhã, custou R$ 39.500, o que, segundo ele, indica que a gestão não sofre com falta de recursos. Ressaltou a importância de aplicar os recursos da educação com responsabilidade. Por fim, registrou que esteve em Fortaleza no dia 28, em reunião com o deputado Mauro Benevides Filho, informando que foi prometido um novo trator para as comunidades e nove poços artesianos, sendo que os vereadores poderão sugerir os locais mais necessitados.

O vereador Paulo Geane (PT) cobrou da Secretaria de Infraestrutura atenção especial as estradas da região do Valério de Baixo, relatou que, apesar das máquinas terem trabalhado na área por cerca de dois meses, um pequeno trecho - de cerca de 300 a 500 metros - foi esquecido, impossibilitando o acesso de veículos às residências próximas. Também pediu providências para uma estrada na comunidade da Taboca, onde foi feito um alargamento, mas o trecho final até precisa ser concluído. Reforçou que continuará cobrando até que os serviços sejam realizados, e que reconhecerá e parabenizará o trabalho quando for concluído. Além das questões de infraestrutura, o vereador relatou reclamações da população quanto à falta de medicamentos na farmácia popular, afirmando que muitas pessoas têm pedido ajuda para comprar remédios essenciais. Também mencionou dificuldades em relação a consultas médicas, que muitas vezes exigem o pagamento para conseguir atendimento, o que tem gerado preocupação entre os altaneirenses.

Por fim o presidente da Casa, vereador Professor Deza Soares (PT) comunicou que o encontro sobre a Procuradoria da Mulher e a Escola Legislativa será realizado no dia 12 (terça-feira), estendendo convite especial às vereadoras e representantes femininas do Executivo e Legislativo, destacando a importância do tema e da presença feminina e da população em geral. Destacou a importância de reconhecer ações de gestões anteriores, ressaltando que cada prefeito deixou seu legado. Mencionou que a obra da estrada, embora de responsabilidade estadual, contou com esforço e solicitações do ex-prefeito Dariomar, e agora está sendo continuada pela gestão atual. Reforçou seu desejo de que a atual administração faça o melhor para o município. Finalizou comentando sobre a renúncia do secretário de governo Ariovaldo Soares, que retornará à Câmara para reassumir seu cargo efetivo. Reconheceu sua competência, destacando sua experiência com as leis municipais, e afirmou que a decisão de deixar o cargo é pessoal e política, cabendo à gestão e ao próprio secretário.

Na Ordem do Dia foram aprovados dois requerimentos de autoria do vereador Paulo Robson

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real no seu canal no Youtube.

Clique aqui para mais informações sobre a Sessão de ontem.

Clique aqui para assistir a íntegra da Sessão no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.