10 de dezembro de 2019

CAGECE inicia montagem de estrutura para demolição da Caixa D`Água de Altaneira. Apesar dos protestos, gestores silenciam


O radialista João Alves, mais conhecido por Garoto Beleza, usou a rede social Facebook na manhã de ontem (09/12) para informar que a Companhia de Água e Esgotos do Estado do Ceará (CAGECE) já providenciou a estrutura de equipamentos para a demolição da Caixa D'água em Altaneira.

Imediatamente a decisão foi lamentada pelos navegantes da rede social e cobrada uma postura dos gestores e da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Município.

O professor e blogueiro, Nicolau Neto, foi um dos primeiros a lamentar a decisão. “A caixa d'água é um patrimônio do município. Deveria ser restaurada, não destruída”.

Nicolau ainda afirmou que no Seminário Público sobre o Museu, onde foi discutido sobre patrimônio histórico do Município reafirmou essa posição.

A empresária Dilma Caldas se assustou com a informação e indagou “Sério?”, já Eimard Lima criticou a falta de informação sobre o tema “Administração horrível dessa destruição é o forte deles onde o povo não tem direito de opinar em nada”.

O cantor Robério Pinheiro, o Berim Potência, também lamentou a decisão da empresa: “E UM PATRIMONIO DE NOSSA CIDADE E UMA PENA”, escreveu em caixa alta.

Zizi Kassinha, Rozileide Sabino Dantas e Josefa Maria também lamentaram a demolição do patrimônio histórico, por sua vez Tony Souza já deu como certa a demolição “um marco na história de nossa querida altaneira vai se despedir do cotidiano altaneirenses”, escreveu .

O secretário de Cultura do vizinho município de Farias Brito, Nailson Carvalho também se manifestou: “Triste e contraditório!!!! Poderia ser extensão (visitação) do Museu!!!”, mas o secretário de Cultura de Altaneira Luiz Pedro Bezerra, permaneceu inerte ao longo do dia de ontem

O Garoto Beleza também compartilhou as imagens no grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira com a seguinte afirmação: “A caixa Água vai ser demolida mesmo!!!”

Felipe Viana imediatamente respondeu: “Mais um patrimônio que irá ser destruído! Lamentável!” e o professor Pedro Rafael lembrou que a grande maioria da população (que usou da palavra nas redes sociais) “se mostrou contra a demolição. É uma pena!”

O acadêmico de Direito Savio Soares indagou se o equipamento corre risco de desabamento, mas nenhuma informação foi fornecida sobre o fato, apenas que já houve um pedido na Câmara Municipal nesse sentido.

O professor Nicolau Neto lembrou que “quase todos os patrimônios que guardam memória e história do município já foram destruídos”.

O Garoto Beleza informou ainda que no lugar da caixa d'água deve ser construído o escritório da Cagece.

O poeta Adriano Sousa escreveu um extenso artigo sobre tema e critica a omissão das autoridades locais.

Até o fechamento desta postagem nenhum gestor municipal havia se manifestado sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.