10 de dezembro de 2019

51 municípios do Ceará registram chuvas no começo da semana

Gráfico da Funceme com as 10 maiores chuvas no Cariri
A chuva chegou ao sertão cearense ainda na primeira quinzena deste mês de dezembro. A água molhou a terra de pelo menos 51 municípios do Ceará entre as 7 horas do domingo, 8, e o mesmo horário de segunda-feira, 9. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, o posto pluviométrico do município de Barbalha, na região do Cariri, distante 500 quilômetros de Fortaleza, acumulou o maior volume no período: 92 milímetros. Na Capital, não houve precipitações.

Na macrorregião do sul do Estado, o Crato também teve elevado nível pluviométrico, 75 milímetros. Assaré, próximo a chapada do Araripe, 62 milímetros. Juazeiro do Norte teve o quarto maior acumulado, 56 milímetros.

As precipitações do intervalo de 24 horas foram associadas, principalmente, à formação de áreas de instabilidades associadas à presença, sobre o Estado, de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - sistema típico de pré-estação - e umidade relativa do ar mais elevada. Para hoje, 10, a previsão é de chuvas, conforme a Funceme, na macrorregião do Maciço de Baturité e na faixa litorânea.

Na última quinta-feira, a região do Cariri também registrou precipitação, apesar de em menor volume. Em Barbalha, por exemplo, ontem com a maior precipitação, o posto pluviométrico da localidade conseguiu acumular 25 milímetros. Na data, seis municípios do sul cearense tiveram precipitações.

A pré-estação da quadra chuvosa no Ceará começa em dezembro e segue até janeiro, quando o período finaliza e o Estado entra na quadra chuvosa, de fato. A média pluviométrica da pré-estação é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 milímetros no primeiro mês e 98,7 milímetros no segundo, conforme dados da Funceme.

Raul Fritz, meteorologista da Funceme, destaca que o sistema meteorológico que atingiu a região do Cariri é passageiro e já se afastou da área. 

"Nesse período, começa a se estabelecer na atmosfera as primeiras condições de formação de nuvens de chuvas. Mas o que acontece nesse período é que se formam rapidamente e não demoram muito". 

Conforme o especialista, nos próximos três dias, pelo menos, não há previsão de chuva para a região. Sobre a quadra chuvosa de 2020, a previsão deve ser divulgada no início do próximo ano.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.