26 de dezembro de 2019

Ceará registra mais incêndios em 2019

Incêndio nas margens da Lagoa Santa Tereza em Altaneira (Foto: João Alves) 
O Ceará registrou mais ocorrências de incêndios em 2019 do que no ano anterior. Foram 8.682 casos entre janeiro e novembro deste ano, enquanto 8.421 ocorrências foram registradas durante o mesmo período de 2018. Em janeiro deste ano foram registrados 759 casos, 34,6% a mais do que no mesmo mês de 2018, que teve 564 ocorrências. As ocorrências diminuíram no decorrer do primeiro semestre, mas voltaram a subir a partir de julho deste ano.

As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Todas as ocorrências de incêndio são registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, a Ciops, pelo número 190.

O aumento do número de incêndios a partir de agosto é alarmante. Foram 1.407 ocorrências no oitavo mês de 2019, diante dos 1.155 casos em agosto de 2018. A variação dentro deste ano é imensa: o mês de março, por exemplo, teve apenas 181 ocorrências registradas. Em abril, 227 e 270 em maio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio em vegetação é a principal causa do aumento do número de ocorrência. As causas estão relacionadas às condições climáticas: período mais quente, seco e com muitos ventos. Além disso, há quem aproveite a menor ocorrência de chuva para limpar terrenos com uso de queimadas, mesmo sem preparo ou autorização.

Em Altaneira três incêndios preocuparam os altaneirenses em 2019, o primeiro no terreno da CAGECE, nas margens da Rodovia CE-388, o segundo nas proximidades do Parque de Eventos e o terceiro na Lagoa Santa Tereza.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.