22 de agosto de 2021

Ex-presidente Lula parabeniza ações do governador Camilo contra a Covid-19

 

Lula fez ainda uma série de críticas ao governo Bolsonaro (Foto: Fábio Lima)

No segundo dia de agendas no Ceará, o ex-presidente Lula (PT) visitou ontem a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, ao lado do governador Camilo Santana (PT) e deputados petistas. Em discurso no evento, sobraram elogios a, entre outros pontos, medidas contra a Covid decretadas pelo Governo do Ceará.

"Camilo teve muita coragem quando fez o lockdown, quando disse o que ia funcionar, o que não ia funcionar, mostrando que a objetividade do governo era de salvar vidas. Isso nem sempre é bem recebido por áreas do empresariado, do comércio, mas a seriedade do governo fez com que perdêssemos menos vidas", disse o ex-presidente.

A fala de Lula ocorre em sentido contrário à feita por Jair Bolsonaro (sem partido) em passagem recente pelo Ceará, no último dia 13. Em evento em Juazeiro do Norte, o presidente criticou medidas de isolamento social, atribuindo uma piora da situação econômica do País a medidas do tipo. "Mandar ficar em casa sem prover ganhos para sua subsistência, isso é mais do que uma maldade, é um ato criminoso", disse.

No discurso de ontem, Lula disse ainda que parte dos óbitos por Covid-19 no País teriam ocorrido apenas por "irresponsabilidade" de Bolsonaro na crise. "Não é brincadeira, morrerem 600 mil pessoas. É muita gente morrendo e uma parte dessas mortes foi por irresponsabilidade do chefe do governo, que não soube lidar com coisas mais simples", diz.

Lula fez ainda uma série de críticas ao governo Bolsonaro, destacando falta de debate dos problemas do País e "desmonte" em áreas como educação e cultura. "O ministro [da Educação] falou duas bobagens esses dias, principalmente contra as crianças deficientes. É uma falta de respeito, uma coisa descabida. Não sei como chegamos a esse ponto".

Em fala no evento, Camilo evitou o tema política, focando o discurso em ações do Governo do Ceará para a economia. "Eu fiz questão de trazer o ex-presidente ao Complexo Portuário do Pecém (...) porque ele é um símbolo da nossa estratégia de investimentos para gerar empregos. Aqui nesse complexo, geramos cerca de 30 mil empregos", disse.

A visita de Lula ao Pecém marcou o segundo dia da viagem do ex-presidente ao Ceará. Na sexta-feira, 20, o petista desembarcou em Fortaleza e teve apenas agenda fechada, incluindo uma visita ao Palácio da Abolição e um jantar com Camilo na residência oficial. O ex-presidente tem evitado atos públicos, alegando risco de aglomerações.

Para este domingo, Lula não divulgou agenda, embora comentários nos bastidores apontam que o ex-presidente deverá viajar a Icapuí, onde conduzirá reuniões políticas em uma casa da família de Camilo. O petista segue no Estado até terça-feira e busca organizar reuniões com o maior número de líderes de partidos políticos aliados possível.

Antes do Ceará, Lula já havia passado por três outros estados do Nordeste: Pernambuco, Maranhão e Piauí. Ele ainda visitará os estados do Rio Grande do Norte e Bahia.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

"Apoiaria qualquer um" contra Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.