31 de agosto de 2021

Deus e o diabo no governo Bolsonaro por Érico Firmo

Bolsonaro durante missa com familiares e aliados (Foto: Marcos Correa)

“O Governo fará muito mais que o diabo para não deixar o poder. Só não percebe quem não quer.” A frase foi dita em 16 de abril de 2016. O autor foi o então deputado federal Jair Bolsonaro e se referia ao governo de Dilma Rousseff (PT).

A mente paranoica do parlamentar à época do PSC agia célere. Atribuía à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a informação de um ataque que seria tramado e seria usado como pretexto para o PT para acusar um grupo terrorista e se recusar a entregar o poder.

Em 15 de abril deste ano, Bolsonaro falou: “Só Deus me tira da cadeira presidencial.” A declaração foi dada um dia antes de a declaração citada anteriormente completar cinco anos. Uma falava do diabo, outra de Deus.

Creio que mesmo o crítico mais empedernido de Dilma Rousseff (PT) haverá de reconhecer que a ex-presidente entregou o cargo sem qualquer resistência. Na manhã de 12 de maio, após o Senado abrir o processo de impeachment, ela deixou o Palácio do Planalto em afastamento temporário do qual não retornaria. Cercada de aliados, discursou indignada. Mas, não fez “o diabo”. Muito menos forjar um ataque terrorista.

Não que seja verdadeira a versão que tem sido disseminada de que Dilma poderia ter feito como Bolsonaro e cooptado o centrão para ficar no poder. Deixa eu contar: o centrão era base de Dilma. No mensalão, na Lava Jato, lá estavam sempre eles. Pertinho do impeachment, a então presidente abriu os cofres, liberou emendas e entregou cargos. O problema é que, num governo nitidamente prestes a cair, oferta de cargo vale muito pouco, quase nada. Então, você pode dizer: aí está. Então Dilma fez o diabo, sim. Quer mais que isso?

Não, quero não. Mas, se considerarmos que isso é fazer o diabo, Dilma fez lá atrás de Bolsonaro está a fazer agora. Não acho que seja uma leitura errada.

O ponto é que Bolsonaro claramente falava de algo mais. Mencionava informação da Abin de que haveria um falso atentado terrorista forjado. Uma acusação grave que se mostrou furada, descabida, irresponsável.

Bolsonaro já disse que só Deus o tira do cargo. Falou isso na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as condenações de Lula e tornou o ex-presidente elegível. No último sábado, o presidente falou: "Eu tenho três alternativas para o meu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória. Pode ter certeza que a primeira alternativa não existe. Estou fazendo a coisa certa e não devo nada a ninguém. Sempre onde o povo esteve, eu estive.”

Ao ver o que Bolsonaro atribuiu a Dilma, e não se concretizou, e diante dos gestos e posições que recorrentemente tem adotado, o presidente parece-me muito mais propenso a fazer o diabo para não entregar o poder. Aquele velho dito: quem disso usa, disso cuida.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

 

No Senado, apoio declarado a André Mendonça diminui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.