18 de agosto de 2021

Ministério da Saúde reconhece defasagem no envio de doses ao Ceará

O Ceará deve receber até o final de setembro 1,9 milhão de doses a mais (Foto reprodução/Facebook)

O Ministério da Saúde reconheceu que há uma defasagem no número de doses enviadas até o momento ao Ceará. Por conta da distribuição desproporcional, o Estado deve receber, até setembro, 1,9 milhão de doses a mais, referente ao déficit calculado pelo Ministério.

A decisão foi tomada durante audiência realizada na última segunda-feira (16/08), com representantes da pasta com, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e dos Ministérios Públicos do Estado (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT).

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) do MPCE, Eneas Romero, explica que a União reconheceu que o Ceará e outros estados receberam menos doses do que deveriam. A justificativa, segundo a pasta, é que o envio considerava uma metodologia baseada em números dos grupos prioritários. 

O Ministério pontuou ainda que já publicou uma nota técnica para que os critérios de distribuição sejam revisados para a implementação de um envio proporcional de doses para os estados, especialmente do Nordeste.

O promotor afirma que a expectativa do Ministério é que a normalização do envio aconteça em meados de setembro. A meta é que, no período, todas as cidades do Brasil consigam finalizar a vacinação da população adulta até 18 anos. Romero ressalta, no entanto, que o MPCE entrou com um pedido para a análise deste prazo, para que seja encurtado.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Vacinação da juventude e a importância do SUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.