23 de agosto de 2021

Em visita ao Ceará Lula exalta Camilo e evita embate com Ciro

O governador Camilo tem evitado se posicionar publicamente por Lula ou Ciro  (Foto: Reprodução/Facebook) 

De passagem pelo Ceará desde a última sexta-feira (20/08) o ex-presidente Lula (PT) tem apostado na estratégia por evitar conflitos com o ex-ministro e provável adversário na disputa eleitoral de 2022, Ciro Gomes (PDT). Em entrevistas e conversas com aliados, o petista não tem respondido críticas do pedetista à sua possível candidatura no ano que vem.

"A gente não tem que conversar só com quem a gente gosta, a gente também aprende conversando com quem não gosta, com quem tem divergência. Todo mundo sabe da minha relação com o Ciro, todo mundo sabe que respeito o Ciro Gomes. Ele foi um aliado importante no meu governo, apesar de já ter disputado duas eleições contra mim", disse no sábado, 21, durante visita ao Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

"Eu fico tranquilo, não me incomodo que meus adversários me critiquem, isso faz parte do jogo. O que não posso esperar é que um adversário vá falar bem de mim. Meu adversário tem que falar mal, porque se ele for na televisão falar que eu sou bom, ele vai ter que desistir da própria candidatura", continua o ex-presidente.

As falas ocorreram ao lado de Camilo Santana (PT), que vive hoje situação indefinida com relação a 2022. Apesar de petista, o governador possui aliança local antiga e determinante com o também presidenciável Ciro Gomes (PDT), com pedetistas ocupando hoje quase uma a cada três cadeiras da Assembleia Legislativa do Ceará.

Neste sentido, Camilo tem evitado se posicionar publicamente por Lula ou Ciro na disputa, embora já tenha declarado, no entanto, "não ter dúvidas" de que PT e PDT estarão juntos na eleição de 2022 no Ceará. Ciente do impasse, o ex-presidente evitou tratar abertamente sobre o tema durante viagem ao Estado, minimizando conjunturas para 2022.

"Ainda é cedo para dizer o que vai acontecer em 2022 (...) a imprensa já divulgou o 12º candidato a vice meu. Eu nem decidi se vou ser candidato, mas já tenho vice. Aqui no Ceará, temos uma tradição política forte, o PT é um partido forte, então obviamente temos que discutir com todas as forças políticas com quem temos relações", disse no sábado.

O petista afirma, no entanto, que "há uma visão na sociedade" de que é preciso derrotar Jair Bolsonaro, "se não por impeachment, pela eleição". "Sendo candidato ou não, posso dizer que qualquer um que for para o segundo turno contra o Bolsonaro, eu votarei nesse qualquer um. Não tenho dúvida de que qualquer um é melhor do que essa coisa".

O clima "paz e amor", no entanto, não tem recebido reciprocidade de Ciro e aliados. No último sábado, logo após a entrevista citando respeito por Ciro, o pedetista publicou nas redes sociais mensagem acusando Lula de ter plagiado uma frase "meu lema é colocar pobre no orçamento e rico no imposto de renda", utilizada por ele em entrevistas recentes.

"Vocês acham que devo processar Lula por plágio de frase, plágio de ideia, cara de pau ou todas as respostas acima?", questionou, em enquete publicada no Twitter. A provocação gerou quase três mil comentários em poucas horas, com embate intenso entre petistas e pedetistas na rede social.

Lula, por outro lado, tem sinalizado que a postura de evitar responder agressões deve ser mantida até a campanha de 2022, caso confirme participação na disputa. "Aprendi com minha mãe, ela dizia 'Lula, você não brigue, porque quando um não quer, dois não brigam'. Então, eu tenho que fazer uma campanha serena, alegre, falando de esperança, conclamando o povo a participar das decisões desse país", disse.

Na tarde de amanhã, Lula irá encerrar passagem de cinco dias pelo Ceará. O petista desembarcou em Fortaleza na última sexta-feira, quando visitou o Palácio da Abolição e jantou com o governador Camilo Santana. No sábado, o ex-presidente visitou o Complexo Portuário do Pecém e participou de um evento com movimentos da cultura.

Todos os compromissos do petista no Ceará foram fechados para o grande público. Segundo o PT Ceará, a medida ocorre diante de preocupações tanto de segurança quanto para evitar aglomerações, de olho na pandemia de Covid-19. De Fortaleza, Lula seguirá para Natal (Rio Grande do Norte) e Salvador (Bahia), concluindo período de viagens que já passou, antes do Ceará, por Pernambuco, Piauí e Maranhão.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

"Camilo tá com cara de senador, já", diz ex-presidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.