21 de agosto de 2021

No primeiro dia de visita ao Ceará Lula tem agenda fechada e jantar com o governador Camilo Santana

Lula com Camilo no Palácio da Abolição (Foto: Reprodução/Facebook)

De viagem ao Ceará até a próxima segunda-feira (23/08) o ex-presidente Lula (PT) desembarcou na tarde de ontem em Fortaleza. Em primeiro dia só com agendas fechadas, o petista jantou à noite com o governador Camilo Santana (PT) na residência oficial.

Lula desembarcou na área de táxi aéreo do aeroporto Pinto Martins. Fizeram parte da comitiva do petista a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o deputado federal José Guimarães (PT). Lá, ele foi recepcionado pelo governador e por diversos deputados estaduais e federais do partido, incluindo Luizianne Lins e José Airton Cirilo.

"Já em terras cearenses com meu companheiro Camilo Santana", publicou Lula nas redes sociais. O governador também divulgou foto do encontro, desejando boas vindas ao Estado, que repercutiu entre diversas lideranças petistas.

Lula também recebeu pleito do deputado José Airton Cirilo, que defende tese de candidatura própria do PT ao governo do Ceará em 2022. "O presidente Lula merece um palanque leal e forte para seu projeto de reconstrução do Brasil e a forma de fazer isso é construindo uma frente ampla em que todos defendam o Lula de forma integral", disse o deputado, que não recebeu resposta definitiva de Lula sobre o assunto.

Até por conta de protocolos de prevenção a Covid-19, eventos do ex-presidente ontem foram todos fechados, com orientação da direção petista para evitar aglomerações. No aeroporto, um grupo de militantes chegou a se reunir para recepcionar o petista, mas acabou sendo "despistado" pelo esquema de segurança, que deixou o local por uma saída alternativa.

Na noite de ontem, o ex-presidente visitou o Palácio da Abolição com dirigentes nacionais do PT, onde teve rápida conversa com Camilo Santana. De lá, os dois seguiram para a residência oficial, onde jantaram.

Na manhã de hoje, o ex-presidente fará visita ao Porto do Pecém e à nova Zona de Processamento e Exportação do Ceará (ZPE), em São Gonçalo do Amarante. O evento, que também terá participação de Camilo, está marcado para as 9 horas, com coletiva da imprensa logo depois.

A tarde e na segunda-feira, Lula deve se reunir com dirigentes de outros partidos. A lista completa não foi divulgada, mas o jornal O POVO apurou que o ex-presidente deve encontrar-se com representantes de partidos como Psol, PCdoB e MDB, este último capitaneado pelo ex-senador Eunício Oliveira, que já esteve com Lula em Brasília neste ano e é cotado para disputar as eleições em 2022. O petista não divulgou agenda para o domingo.

O Ceará é o quarto Estado do Nordeste pelo qual Lula passou na última semana. Desde a segunda-feira passada, 16, o petista tem feito caravana em diversas capitais, acompanhado de lideranças petistas. A primeira passagem foi em Pernambuco, seu estado natal. Depois passou por Piauí e Maranhão. Do Ceará, o petista seguirá viagem à Bahia.

É a primeira viagem de Lula aos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte após os 580 dias de prisão em Curitiba. O ex-presidente, que readquiriu direitos políticos neste ano, deve se reunir ainda com representantes de movimentos populares e sindicais. Os eventos são mantidos sob sigilo para evitar aglomerações e não há previsão de ato público.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

No Ceará, Lula é recebido por deputados petistas no Aeroporto de Fortaleza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.