7 de agosto de 2021

Presidente da Câmara anuncia que levará PEC do voto impresso para o plenário

No seu pronunciamento Arthur Lira voltou a afirmar que "o botão amarelo continua apertado” (Foto: Najara Araújo)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou ontem (06/08), em pronunciamento, que levará para análise do plenário da Casa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/19), que torna obrigatório o voto impresso. A proposta, rejeitada na última quinta-feira (06/07) pela Comissão Especial da Câmara, por 23 votos a 11, está no centro da grave crise entre o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do Judiciário.

"Pela tranquilidade nas próximas eleições, e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar, sim, a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. E eu friso: foram eleitos pela urna eletrônica", disse o presidente da Câmara, principal aliado do governo no Congresso.

"Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se. Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir. Esta é a minha decisão", acrescentou Lira.

Bolsonaro tem dirigido ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dito que não haverá eleições em 2022 caso o Congresso não aprove a PEC do voto impresso.

No seu pronunciamento Arthur Lira afirmou também  que "o botão amarelo continua apertado", repetindo uma expressão que já havia utilizado para alertar que poderá autorizar a tramitação de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:


Lira volta a dizer que "o sinal amarelo está apertado" em alerta ao governo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.