10 de março de 2010

O primeiro panfleto de propaganda política de Altaneira


O documento apresentado ao lado trata-se de uma peça rara da história política de nosso Município, é um panfleto da primeira campanha eleitoral de Altaneira.

O panfleto cita os chefes de família que lutaram pela emancipação política do Município e pede votos para o então candidato Francisco Fenelon Pereira, eleito primeiro Prefeito do Município.

O documento foi cedido ao blog pelo Sr. Otacilio Alves Caldas.

Transcrevemos a seguir na íntegra o texto do histórico documento.

ALTANEIRENSE!

Aproxima-se o dia 3 de outubro, a significativa data em que Altaneira adquirirá a sua independência política e administrativa, constituindo-se Município autônomo.

Faltam apenas 40 dias para as eleições municipais quando será eleito nas urnas o primeiro Prefeito constitucional de Altaneira. O verdadeiro candidato do povo é FRANCISCO FENELON PEREIRA um moço idealista e trabalhador, que tem como companheiro de chapa o grande idealizador da criação do Município FRANCISCO BISPO DE ASSIS.

Recorda-se que no recuado ano de 1958, após um luta titânica, Francisco Fenelon Pereira, Francisco Bispo de Assis, José Rufino de Oliveira, Zacarias Correia de Menezes, Joaquim Soares da Silva, José Carneiro de Almeida, José Pio de Oliveira, José Almeida Arraes, Euclides Nogueira Santana, José Inácio Filho, Venceslau Rodrigues da Silva, João Pio de Oliveira, José David de Oliveira, Pedro de Almeida Braga, Maximino Ferreira de Morais, Antonio Doca, João Rufino de Oliveira, João Inácio Ferreira, José Cirilo, Vicente Saraiva Landim, Francisco Gomes Bezerra, Salomão Gonçalves de Oliveira, Raimundo João de Oliveira, Antonio Carneiro de Almeida, Pedro Apolônio de Oliveira, José de Almeida Lima, Furtunato Paz Cidrão, Fernando Rufino de Oliveira, Januário Rufino de Oliveira, José Neco, Espedito de Zeba, Antonio Rodrigues de Carvalho, Gregório Breu, Oliveira Abraão, Antonio Breu, Joaquim Luiz, Josefa Agostinho, Antonio Augustim, Godofredo do Amarante Brandão, Antonio Godofredo, José Benedito, Nezinho Gonçalves, Manuel Pereira Barros e Cícero Pereira de Sousa, decidiram promover a criação do Município de Altaneira, juntamente com outros colaboradores cujos nomes não foram citados acima por mero esquecimento.

A vitória, porém, pertence a todos os altaneirenses, a todos os filhos desta gleba, abençoada por Deus e querida pelos homens de boa vontade.

Agora, finalmente, chegou a hora de todos os Altaneirensess e de todos aqueles que se bateram e se batem pela criação pela criação e pela manutenção de Altaneira, como Município, desfraldarem a bandeira de luta, marchando unidos e coesos para o pleito de 3 de outubro sufragando os nomes dos candidatos já vitoriosos:

PARA PREFEITO MUNICIPAL DE ALTANEIRA
FRANCISCO FENELON PEREIRA
PARA VICE-PREFEITO MUNICIPAL
FRANCISCO BISPO DE ASSIS

O nosso Lema é o seguinte: QUEM NÃO FOR POR ALTANEIRA É CONTRA NÓS; E QUEM FOR A NOSSO FAVOR ESTARÁ LUTANDO POR ALTANEIRA

DO COMITE PRO-MUNICÍPIO DE ALTANEIRA

3 comentários:

  1. Quando estive em Altaneira, Otacilio fez alusão a esse manifesto. Acrescentou não existir mulher entre os manifestantes. Ledo engano. Lendo-o constata-se a present de Josefa Agostinho emprestando seu nome à causa que culminou com carta de alforria de Altaneira. Merece elogio sobretudo numa época em que a manifestação de pensamento levava, não raro, a uma feroz repressão policial culminando até com o sacrificio da própria da vida. A ironia do destino é que, quem se opunha á autonomia do Município, desejando ardentemente a permanência de Altaneira como Vila, atrelada ao Municipio de Farias Brito, hoje está no poder - a família FRUTUOSO.

    Juraci Rufino

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me bem desse papel nossa como se fosse hoje

    ResponderExcluir
  3. Grandes Homem de Altaneira muitos nas nossas lembranças

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.