12 de agosto de 2020

Pela primeira vez, todos os municípios cearenses alcançaram a alfabetização desejada ao fim do 2º ano

O governador, a vice-governadora e a secretaria de Educação anunciaram os resultados da capital com participação de todas as regiões do Ceará (Foto: Carlos Gibaja) 

Nove a cada dez estudantes da rede pública terminaram o segundo ano do Ensino Fundamental, em 2019, lendo ou escrevendo no Ceará. No total, 92,7% das crianças foram alfabetizadas na etapa certa. Em 2007, o percentual era de 39,9%. Pela primeira vez, todos os municípios do Ceará alcançaram a alfabetização desejada ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Doze anos atrás, apenas 14 cidades estavam no padrão esperado. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) realizado ano passado.

O governador Camilo Santana (PT) divulgou os resultados na manhã de (11/08), em transmissão nas redes sociais, ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, e da titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela. Eles também premiaram, no live, as escolas com os melhores desempenhos no último ano.

Além do índice de alfabetização no fim do 2º ano, o Spaece mensura as competências e habilidades dos alunos dos 5º e 9º anos, mais recentemente, nas disciplinas de português e matemática. Conforme a Seduc, os avanços foram possíveis graças ao Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido em parceria com os 184 municípios. Em 2019, mais de 275 mil estudantes fizeram a avaliação externa.

Camilo reconheceu que há muitos desafios, mas que os resultados alcançados foram possíveis graças ao esforço cooperativo de profissionais da educação, alunos, familiares e os gestores municipais. Izolda reforçou. Para ela, o regime de colaboração tem possibilitado que os recursos cheguem aonde mais precisa.

"Além das competências de cada um, fazendo a parte que lhes cabe, nós temos uma visão estratégica de que precisamos construir um estado e ajudá-lo a prosperar", completou a vice-governadora.

A secretária Eliana Estrela, ressaltou, com elogio aos esforços do governador, o compromisso em ampliar o PAIC e os programas da primeira infância. Para ela, o olhar contempla toda a rede de ensino, desde a criança até a entrada no ensino superior.

Em relação à proficiência média em português no 5º ano, o Estado alcançou a média de 234,9 em 2019. No ano anterior, foi de 229,4. Em percentual, isso significa que 58% dos alunos estão numa situação adequada, 27% em nível satisfatório, 13% em estado crítico e outros 2%, muito crítico.

Quanto à disciplina de matemática, a proficiência média foi maior no último ano, com 241,6. Ainda assim, a maioria dos municípios (103) tem classificação intermediária, outros 78 apresentaram competências e habilidades adequadas. Enquanto 3 estão em nível crítico.

Situação complicada se encontra ainda a avaliação de português para 9º ano do Ensino Fundamental. A classificação é intermediária para 38%. Adequado apenas 24%. Crítico ou muito crítico concentram 37%. A série, apesar dos avanços em matemática, tem 61% dos alunos em estado muito crítico ou crítico. O nível de proficiência adequado foi alcançado apenas por 15% do alunado.

A escala da alfabetização para o 2º ano é constituída por cinco padrões, representados pelas seguintes pontuações: até 75 pontos - não alfabetizado; de 75 a 100 - alfabetização incompleta; de 100 a 125 - intermediário, de 125 a 150 - suficiente e acima de 150 - nível desejável.

Os resultados do 5º e 9º ano, por sua vez, são identificados a partir de quatro padrões de desempenho, sendo para Língua Portuguesa: até 125 pontos - muito crítico; de 125 até 175 - crítico; de 175 até 225 - intermediário, e acima de 225 - nível adequado. Para Matemática, os padrões são expressos através dos seguintes níveis: até 150 pontos - muito crítico; de 150 até 200 - crítico; de 200 até 250 - intermediário, e acima de 250 - nível adequado.

Com informações portal O Povo Online

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