13 de agosto de 2020

Santa do Dia: Santa Dulce dos Pobres

Irmã Dulce (1914-1992) tornou-se um exemplo de caridade, doação, solidariedade, perseverança e amor ao se entregar inteiramente à causa dos mais necessitados. A Santa dos pobres, marginalizados, excluídos, fragilizados e doentes ficou eternizada como o “anjo bom”, que abraçava a todos por onde passava. Irmã Dulce é lembrada como uma mulher guerreira, temente a Deus, portadora de uma fé inabalável, uma religiosa à frente de seu tempo, que plantava o amor por onde passava.

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu no dia 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador (BA). Filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes, a menina, desde cedo, demonstrava o desejo de seguir o chamado de Deus. Aos 13 anos, passou a acolher os mendigos e enfermos na sua própria casa. Em 8 de fevereiro de 1933, ao tornar-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, continuou sua missão, ficando conhecida como a Irmã Dulce, uma homenagem a sua mãe.

Foram diversas obras fundadas por Irmã Dulce, entre cinemas, albergues, obras sociais junto aos operários, colégios, hospitais, entre outros. Ela costumava andar nas ruas de Salvador acolhendo os doentes e pedindo doações para os necessitados. Por diversas vezes foi desprezada, mas ela não desistia. Em 1949, conta-se que Irmã Dulce improvisou no galinheiro do convento um local para acolher os doentes das ruas.

Em 1959, um terreno foi doado para a construção do Albergue Santo Antônio. Logo após, ao lado do albergue, graças ao testemunho de vida da Irmã Dulce, foi fundado o Hospital Santo Antônio, considerado o coração das Obras Sociais de Irmã Dulce.

Após uma vida de doação e amor ao próximo, Irmã Dulce ficou muito doente, vindo falecer em 13 de março de 1992, em sua casa, no Convento Santo Antônio.Por sua vida de santidade, Irmã Dulce foi beatificada em 2011, pelo Papa Bento XVI, passando a ser reconhecida com o título de “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Em 13 de outubro de 2019, foi  canonizada pelo Papa Francisco se tornando a primeira Santa Brasileira.  Para celebrar este dia, a PAULUS Editora sugere títulos que exaltam a vida e a missão de Santa Dulce dos Pobres. São livros que retratam sua vida, seus exemplos, ensinamentos e, ajudam a rezar com a Santa dos pobres.

Com informações Portal Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.