15 de outubro de 2021

Santa Teresa no Blog de Altaneira

Recorte das imagens que ilustraram as postagens sobre Santa Teresa no BA 

No dia da Padroeira de Altaneira de Altaneira prestamos a nossa homenagem aos devotos de Santa Teresa D`Ávila respostando as principais postagens do Blog de Altaneira sobre a “Doutora da Igreja”, beatificada em 1614 e canonizada em 1622.

A primeira postagem sobre a padroeira foi “A História de Santa Teresa D`Ávila” publicada em 28 de março de 2010, dia do aniversário da santa. Na postagem reproduzimos o extenso e rico artigo da Wikipédia.

Em 15 de outubro de 2010 reproduzimos outro artigo da Wikipédia “O Êxtase de Santa Teresa” sobre a obra de Gian Lorenzo Bernini um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa D`Ávila “trespassada por uma seta de amor divino por um anjo”. O artigo lembra que a escultura aparece em um dos livros do escritor norte americano Dan Brown, “Anjos e Demônios”, como sendo um marco do caminho da Iluminação criado pelos Iluminati.

Já em 05 de outubro de 2011 publicamos um texto sobre “Santa Teresa D’Ávila e Santa Teresinha de Jesus”, lembrando que ainda é o comum as pessoas confundirem a Padroeira de Altaneira, Santa Teresa D’Ávila, com a Padroeira das Missões, Santa Teresinha de Jesus, mas apesar da fisionomia, do vestuário e do fato de que ambas terem sido declaradas “Doutoras da Igreja”, mais de 350 anos separam a história das duas freiras carmelitas.

No dia 15 de outubro de 2011 publicamos dentro da série “Santos e Santas do Dia” a uma síntese da história de Santa Teresa D’Ávila na versão da Editora Paulinas.

Por fim em 12 de outubro de 2012 publicamos outro texto que levanta a divergência entre o nome da Padroeira de Altaneira e o nome da Paróquia, recém-criada. Santa Teresa: “D'Ávila” ou “de Jesus” foi o título da postagem.

Leia também:

O Mundo festeja os 500 anos de nascimento de Teresa D’Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.