3 de outubro de 2021

Protestos contra Bolsonaro unem sindicatos, movimentos sociais e partidos em Fortaleza

Os manifestantes se concentraram na Praça Clovis Bevilaqua e caminharam pelo centro da cidade ate a Praça do Ferreira (Foto: Yago Albuquerque)

Diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos e políticos de esquerda organizaram na manhã deste sábado, 2, novo protesto pelo impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido) em Fortaleza. Saindo da Praça Clóvis Beviláqua, também conhecida como Praça da Bandeira, a manifestação percorreu diversas vias do Centro da Capital e terminou na Praça do Ferreira.

Além do impedimento do presidente, manifestantes também pautaram a rejeição da proposta de Reforma Administrativa no Congresso e a responsabilização do governo pela “má condução da pandemia de Covid-19 no País”, além de reforçarem críticas contra recentes aumentos nos preços de alimentos, da gasolina e do gás de cozinha.

Coordenado por vários movimentos sociais, como as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o ato teve adesão de políticos de siglas de esquerda e centro-esquerda, com vereadores e deputados estaduais e federais do PT, Psol, PV, PCdoB e PDT. Chamou também atenção a forte participação de pedetistas ligados a Ciro Gomes (PDT) no protesto.

“Foi um chamamento geral de todos os partidos do campo progressista e se opõem ao governo Bolsonaro. Nessa hora, a gente tem que deixar de lado posicionamentos e candidaturas para 2022 e temos que, acima de tudo, potencializar o que nos une, que é a vontade de um Brasil de novo sendo do povo brasileiro, tirando essa pregação de ódio do Bolsonaro”, diz o deputado federal André Figueiredo (PDT).

A manifestação percorreu diversas vias do Centro da Capital  (Foto: Yago Albuquerque)

Também presente no ato, a deputada federal Luizianne Lins (PT) destacou que o atual contexto da pandemia no País, com avanço da vacinação nos Estados, também deve impulsionar novos protestos contra o Governo Federal. “O objetivo agora é pressionar o Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) a pautar algum dos centenas de pedidos de impeachment”.

“Eu costumo dizer que o tempo da política não necessariamente é o tempo da eleição. A política está presente todo dia, principalmente em tempos críticos, como é o caso de agora, nesse governo que está destruindo o Brasil. Que ameaça privatizar, acabou com direitos trabalhistas, que só prega o ódio, a necropolítica. A reação começa a vir mais forte agora, que temos segurança com a vacinação”, destacou Luizianne.

Segundo os organizadores a mobilização foi no sentido concentrar atos em Fortaleza (Foto: Yago Albuquerque)

O protesto começou neste sábado às 8 horas, na Praça Clóvis Beviláqua e encerrou por volta de meio dia, na Praça do Ferreira. Conforme explica o vereador Ronivaldo Maia (PT), houve uma mobilização de partidos e movimentos no sentido concentrar atos em Fortaleza. “Antes, nós fazíamos centenas de atos, agora priorizamos alguns centros, uma vez que já existe mais segurança para a questão da pandemia”, destaca.

“Esse movimento é forte, é suprapartidário, as pessoas de bom senso tem a obrigação de protestar para evitar mais mal a essa nação (...) o momento é urgente, é necessário. Bolsonaro faz muito mal ao país e pode aumentar com a reforma administrativa”, diz o deputado Idilvan Alencar (PDT), outro presente nos atos.

Os manifestantes encerram o ato na Praça do Ferreira (Foto: Yago Albuquerque)

"Temos aqui companheiros de vários partidos, PT, Psol, PDT, PSB, para fortalecer a luta contra Bolsonaro", destacou a vereadora Larissa Gaspar (PT).

Para Ailton Lopes, do Psol, a crítica ao Governo Federal “deixa de ser uma questão partidária e precisamos de mais gente participando dos atos (...) para nós o Fora Bolsonaro não é só uma questão de oposição ao governo, é uma questão de defesa da vida”.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

O cenário cearense para 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.