16 de outubro de 2021

Governador autoriza templos religiosos funcionar com capacidade total no Ceará

 

A decisão foi anunciada em transmissão ao vivo, após deliberação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia  (Foto: Reprodução/Facebook)

A partir de hoje, igrejas e templos religiosos podem funcionar com capacidade total. Com manutenção de indicadores positivos com relação ao enfrentamento da Covid-19, Estado avançou com liberações importantes para diversos setores, anunciou o governador Camilo Santana (PT) na tarde de ontem (15/10).

Novo documento deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado, 16. Decreto anterior estava em vigor até amanhã, 17. Normalmente, novas medidas anunciadas às sextas-feiras entram em vigor às segundas. Contudo, mais recente decreto entra em vigor ainda hoje, tornando nulo o anterior, e será válido por 15 dias.

Restaurantes poderão funcionar até as 3 horas. Os cinemas, shoppings e lojas de rua poderão atender até 80% da capacidade de pessoas. Eventos sociais corporativos poderão ser realizados com 300 pessoas em ambientes fechados e com 500 em ambientes abertos.

Camilo anunciou ainda a criação de Grupo de Trabalho para, a partir da próxima segunda-feira, 18, discutir a realização das festas de fim de ano. Ampliação foi anunciada em transmissão ao vivo, após deliberação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que traça as ações contra a Covid-19 no Ceará.

Além disso, liberação de público em eventos esportivos profissionais de 10% para 30% da capacidade dos estádios. A partir do próximo sábado, 23, jogos poderão contar com 50% da capacidade de público.

"Quanto mais a gente avança na vacinação, mais a gente melhora os números de internação, casos e óbitos no Ceará", reiterou Camilo. Marcus Gadelha, secretário Estadual da Saúde, destacou que "estamos no melhor cenário de dados epidemiológicos desde o início da pandemia".

Segundo o médico, todos os números estão melhores. É possível observar queda na porcentagem de positividade nos exames, baixo nível de transmissão e menor procura por assistência médica. Além do número de casos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de óbitos pela infecção estar progressivamente diminuindo.

O Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), detalhou que, durante a reunião do comitê, colocou em pauta o debate sobre realização de Réveillon na Capital. Até agora, a certeza da gestão a respeito da comemoração diz respeito ao passaporte vacinal obrigatório. Conforme o prefeito, independentemente do formato, para participar do evento será preciso comprovar ciclo completo de vacinação. Ou seja, imunização com duas doses ou vacina de dose única.

"Na Prefeitura de Fortaleza, estamos estudando essa possibilidade há algum tempo, observando os indicadores de saúde e o avanço da vacinação na Capital", disse. Ele citou que o comitê multisetorial do município já vem discutindo as propostas.

"Essa discussão é ainda mais necessária, considerando o processo de retomada econômica e por todo o potencial para estimular os setores de comércio e serviços. O debate está aberto. Conto com esse colegiado para dialogarmos e construirmos juntos a melhor proposta", disse.

Conforme o boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ontem, os números diários de casos de contágio pela Covid-19 continuam em queda na Capital cearense.

Pela primeira vez, a média de mortalidade tende a zero. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias foi de menos de um óbito (0,1). Nas duas últimas quinzenas (16 de setembro a 14 de outubro), a média oscilou entre 0,1 e 1,4, com 17 dias sem registro de mortes por Covid-19 no Ceará.

A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 10,4. O número é 32% menor do que o registrado duas semanas atrás (15,3). Entretanto, a SMS ressalta que ainda há, mesmo que em menor escala, transmissão comunitária da doença, além da circulação da variante Delta. Os cuidados para evitar o contágio ainda são necessários.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Lojas, eventos, equipamentos culturais e restaurantes terão capacidade ampliada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.