10 de outubro de 2012

Santa Teresa: “D'Ávila” ou “de Jesus”

Em virtude das eleições municipais, a Festa de Outubro vai ser realizada fora do período, mas com a divulgação da programação dos festejos já surgem, mais uma vez, os questionamentos sobre a denominação da Padroeira de Altaneira.

Desde quando Altaneira era apenas um pequeno vilarejo no final do século 19, ainda vinculado ao Município de Santana do Cariri, já era conhecido pelo nome de Vila de Santa Teresa, posteriormente oficializada por lei estadual.

Antes em 1937 quando os pioneiros iniciavam a construção de uma capela foi realizada uma missa campal, celebrada pelo Padre Joaquim Sabino Dantas em homenagem Santa Teresa D'Ávila escolhida como padroeira da comunidade. 

Após a emancipação política os católicos altaneirenses adotaram Santa Teresa D'Ávila como padroeira do Município, tornando os festejos de outubro tradicionais, uma festa que crescia a cada ano.

Os Hinos da Padroeira Santa Teresa D'Ávila eram executados por orquestras e corais, posteriormente gravados em fitas cassetes e amplamente divulgados com a chegada dos discos compactos (CD).

A capela de Santa Teresa D'Ávila foi vinculada a Paróquia de Assaré até a década de 80 depois passou para a paróquia de Nova Olinda até a criação da Paróquia de Santa Teresa de Jesus.

O anuncio da criação da paróquia com a denominação “de Jesus” ao invés de “D'Ávila” causou espanto em vários devotos, mas nada mudou nos festejos, pois apesar da denominação oficial a festa continuou sendo de Santa Teresa D'Ávila, que na realidade trata-se da mesma pessoa.

A foto é de Heloisa Bitu da procissão do ano passado.

Um comentário:

  1. O questionamento continua atual: Na programação religiosa a santa é "de Jesus", na programação festiva é "D`Ávila"

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.