6 de abril de 2024

Lula vai a Iguatu em meio a turbilhão político, com vaias a prefeito e protesto contra governador

Lula visitou Iguatu para vistoriar as obras da Transnordestina e assinar a ordem de serviço do ramal do Salgado (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou Iguatu, distante 361 quilômetros de Fortaleza, em meio a turbulência política que envolve o PT e aliados. Na véspera, o ex-petista Sá Vilarouca se filiou ao PSB para ser candidato a prefeito, depois que o PT abrigou o também pré-candidato Ilo Neto, filho do deputado Agenor Neto (MDB), antigo adversário do partido no Município. No evento com Lula ontem (05/04) as tensões se expressaram desde o início, nas vaias ou aplausos a cada líder local citado.

A temperatura política podia ser percebida desde o início do evento, quando o prefeito Ednaldo Lavor (PSD) foi chamado a discursar e houve muitas vaias. Ele iniciou a fala com um gesto que fez cessar as vaias ao tirar o foco de si: "Vou pedir a todos vocês uma salva de palmas ao presidente Lula, que vem ao nosso município, em pouco tempo, três vezes e essas vezes que o presidente esteve aqui em nosso município nos honra muito", falou.

Quando o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), discursou, ele saudou os iguatuentes, na pessoa de políticos locais. Primeiro, citou o prefeito Ednaldo. Houve muitas vaias, mas logo Elmano emendou e seguiu a saudação mencionando o deputado e ex-prefeito Agenor e o filho dele, Ilo. O governador ainda mencionou outra vertente política do município, representada pelo deputado estadual Marcos Sobreira (PDT).

"Gostaria de saudar os iguatuenses que aqui estão, na pessoa do prefeito Ednaldo (vais), do deputado Agenor Neto, do seu filho, Ilo Neto (aplausos), saudar o deputado Marcos Sobreira. Em nome do Agenor e do Marcos, saudar todos os deputados estaduais”, disse Elmano.

Lula visitou Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, para vistoriar as obras da Transnordestina e assinar a ordem de serviço do ramal do Salgado. A viagem ocorre no momento em que o PT se encontra dividido sobre a eleição municipal em Iguatu.

O deputado estadual Marcos Sobreira (PDT), de família tradicional no Município, também estava no evento com Lula. Ele informou que segue adversário do novo petista.

“O PSB tem crescido muito na região. Vamos procurar dialogar com todos os partidos (...). Procurarei conversar com todos para que a gente possa ter um Iguatu que não volte ao passado”, seguiu. "Nunca diga nunca, mas eu e o Ilo sempre marchamos em campos opostos. Tenho muito respeito por ele, mas imagino que permaneça assim", disse à imprensa.

O deputado Agenor Neto (MDB) discorreu sobre a filiação de Ilo Neto ao PT. Segundo ele, Ilo, aos 31 anos, é uma pessoa sensata, equilibrada e de diálogo, o que colabora no fortalecimento de alianças em Iguatu.

"Ele representa uma esperança de reconstituição, de a gente, iguatuenses, voltar a ter a autoestima elevada porque perdemos tudo isso nesses últimos anos". 

De acordo com Agenor, o recém-filiado ao PT, já conta com o apoio de grandes lideranças como o governador Elmano de freitas, o ministro Camilo Santana e a senadora Augusta Brito, bem como os partidos MDB, PP, Solidariedade e PR.

Antes de evento com Lula, seguranças recolhem cartazes em protesto contra governador do Ceará

Estudantes, professores e servidores do Detran protestam contra governo Elmano (Foto: Vitor Magalhães)

Servidores da Educação do Ceará e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) tiveram cartazes de protesto recolhidos pelo Cerimonial e pela Segurança da Presidência da República, em Iguatu. Os profissionais cearenses protestavam contra o governador Elmano de Freitas (PT) e cobravam melhores condições para as categorias durante a visita do presidente Lula (PT) ao Ceará, nesta sexta-feira (5), para acompanhar as obras da ferrovia Transnordestina.

Parte do material do protesto dos servidores do Detran-CE foi barrado logo na entrada pelo cerimonial. Em seguida, um agente da segurança reconheceu o material dos profissionais da educação que estavam próximos ao palco do evento. Outros grupos que carregavam faixas exaltando algumas lideranças políticas regionais também entregaram o material.

Ao discursar, Lula fez menção aos manifestantes, afirmando que o Brasil passa por momento em que manifestações críticas a governos podem ser feitas. Há cinco dias, entre 31 de março e 1º de abril, o Brasil completou 60 anos do golpe militar, período marcado por censura política, às artes e à imprensa.

"Eu vi os companheiros aí com a placa, levantando, protestando, eu acho maravilhoso vocês protestarem porque houve um tempo em que vocês não poderiam protestar nem levantar placa. Quando a gente governa de uma forma democrática, proteste, reivindique, que se a gente puder, a gente atende. Se a gente não puder, a gente diz que não pode e a vida continua", afirmou o presidente.

Com informações portal O Povo +

Leia também:

Lula veste gibão, diz que foi "enrolado" por diretor e reclama de beijo em Janja

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.