19 de julho de 2020

Bolsonaro nega que governo queira ressuscitar CPMF

Para o presidente a proposta visa apenas "eliminar um montão de encargos em troca de outro(Foto: Evaristo Sa)


O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (18/07) que a criação de um novo tributo sobre transações eletrônicas, proposta que tem sido cogitada pelo Ministério da Economia, não é uma nova espécie de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Ao falar com apoiadores e a imprensa na frente do Palácio da Alvorada, o mandatário opinou que a medida será importante para desonerar a folha de pagamento e permitir o financiamento do novo programa de renda mínima em estudo pelo governo federal, o Renda Brasil, que deve substituir o Bolsa Família e outros projetos sociais.

"O que o Paulo Guedes (ministro da Economia) está propondo não é CPMF não. É uma tributação digital. Não é apenas para financiar um programa que envolveria quase todos que estão aí. É para desonerar, também, a folha de pagamento. É uma compensação. É eliminar um montão de encargos em troca de outro, mas se a sociedade não quiser não tem problema nenhum", detalhou o mandatário.

Questionado se é a favor ou contra à criação de um novo imposto, Bolsonaro desconversou. "Não pergunte se eu sou favorável ou não, porque já seria maldade essa pergunta. É maldade. A proposta do Paulo Guedes visa desonerar a folha de pagamento, porque não é fácil a vida dos patrões também. O pessoal fala que a vida de empregado é difícil, mas a do patrão também é difícil", respondeu.

Durante a última semana, Guedes confirmou que o governo vai propor a criação de um imposto que incida sobre as transações financeiras digitais, como a antiga CPMF. Ele admitiu que a proposta sofre resistência. Mas rebateu as críticas dizendo que esse imposto é "feio, mas não é tão cruel" quanto outros e afirmando que "se todo mundo pagar um pouquinho, não precisa pagar muito".

"A ideia é colocar uma terceira base (de arrecadação), sobre pagamentos, comércio eletrônico", confirmou o ministro da Economia, em entrevista à Rádio Jovem Pan na quarta-feira (15/7).

Como antecipou o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, em entrevista ao CB.Poder também na última quarta-feira, a proposta é tributar as transações financeiras que ocorrem de forma digital com uma alíquota entre 0,2% e 0,4%. Afinal, as transações eletrônicas estão crescendo e poderiam gerar uma arrecadação expressiva para o governo.

Na sexta-feira (17/7), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu a criação do tributo. "Hoje nós temos uma série de transações eletrônicas que são feitas e que não pagam tributo nenhum. Nós temos que arrumar um jeito de tributar isso aí. Vamos lembrar que o nosso sistema tributário atual tem uma evasão/sonegação de mais de R$ 400 bilhões. Isso é muito dinheiro", disse, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Paulo Guedes quer dobrar Bolsonaro e emplacar imposto nos moldes da CPMF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.