16 de julho de 2020

Prefeito de Altaneira suspende ampliações de professores efetivos

Foi publicada na edição de hoje (16/07) do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará uma portaria do prefeito municipal de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), suspendendo a ampliação dos professores efetivos, por tempo indeterminado, mas que a decisão será revistada mensalmente.

Em nota compartilhada nas redes sociais a Controladoria Geral do Município informa também suspensão dos contratos temporários do Magistério. A CGM justifica que “a medida vem sendo adotada na maioria dos municípios do Estado e atende às disposições legais”.

Diz a nota que é “inegável que o Fundeb não sustenta a folha da Educação, esclarecendo que desde Janeiro a Junho, houve redução de quase 50% dos repasses” e que as “medidas estão sendo tomadas buscando a maior responsabilidade financeira do município”.

Informa ainda que a gestão está sendo repensada para a realidade do combate ao enfrentamento da pandemia, sendo imperioso garantir a manutenção dos serviços essenciais durante e após essa quadra histórica e que espera que tudo se normalize o mais breve possível.

“Dessa forma, de maneira gradativa e responsável de acordo com os protocolos de retorno das atividades, tais servidores serão convocados”, encerra a nota.

O presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD), postou na rede social Facebook e nos grupos de WhatsApp uma nota em solidariedade aos professores e professoras e cobrou do gestor municipal mais transparência com os recursos públicos, “realizando uma prestação de contas com a categoria, demonstrando os dados arrecadados, gastos e os valores reduzidos. Só assim, afastará as desconfiança de inchaço e aparelhamento da máquina pública”.

O Diretor da Escola Santa Tereza, professor Paulo Robson, se solidarizou com os profissionais do magistério municipal e lembrou que da importância do concurso público.

“Solidarizo-me com os colegas de magistério municipal (temporários e ampliados) que, nesse tempo de dificuldades, terão seus vencimentos suspensos/reduzidos. Ao tempo que chamo atenção à importância do concurso público, para cargos necessários. É só através dessa ferramenta que se resolve/ameniza a problemática do empreguismo e situações similares a esta”, escreveu o diretor.

O blogueiro Junior Carvalho lembrou em seu blog que no mês passado os governistas aplaudiam e comemoravam uma postagem do blog Palavras do Itim em que o Município era um “exemplo de gestão” pelo rigor nas finanças.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (Sinsema) lançou na rede social Facebook uma longa nota na madrugada de hoje, mas até o fechamento desta postagem tinha apenas uma reação e dois comentários questionando a nota.

 

Clique aqui e confira a nota do Sinsema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.