1 de março de 2022

Camilo deve deixar governo em um mês e acelera inaugurações

Camilo jogou tênis de mesa em inauguração de escola (Foto: Fabio Lima)

O governador Camilo Santana (PT) entra no provável último mês de gestão em ritmo acelerado. Apenas na última quinzena, o petista inaugurou ao menos uma obra por dia, de equipamentos de lazer a novos destacamentos policiais. A mais recente foi na região do Cariri, ao lado da vice Izolda Cela (PDT), presença constante nessas agendas.

Cotado para concorrer a vaga no Senado, o petista terá de deixar o Abolição até 2 de abril caso pretenda entrar de fato na disputa, conforme estipula a Lei de Inelegibilidade.

A norma fixa em seis meses o prazo para desincompatibilização de chefes de Executivo, de modo a evitar eventuais crimes de abuso econômico ou abuso de poder durante o pleito que se aproxima.

Em manifestações recentes, Camilo já sinalizou que deve postular mandato no Senado, que, em 2022, tem apenas uma vaga à disposição do Ceará - a ocupada hoje pelo senador Tasso Tereissati (PSDB), cuja candidatura à reeleição já foi descartada por ele.

Para aliados e especialistas ouvidos pelo O POVO, a tendência é que o governador imprima velocidade nesta reta final, tanto para executar a tempo obras e promessas de campanha quanto para deixar o caminho pavimentado para Izolda, um dos nomes do PDT que podem suceder ao petista na briga pelo Governo.

Deputado estadual e um dos parlamentares mais próximos ao governador, Acrísio Sena (PT) prevê: "O mês de março será intenso em todas as áreas da administração estadual. O objetivo do governador é acelerar o programa de obras e projetos prioritários do Governo do Estado".

Segundo ele, algumas áreas terão mais destaque, entre as quais educação e segurança. "Camilo vai inaugurar mais escolas de tempo integral", projeta Acrísio, "iniciar os concursos das universidades estaduais e implementar medidas aprovadas ano passado".

Na segurança, o deputado aposta na "ampliação do Raio nos municípios com menos de 30 mil habitantes, centros de comando no interior do estado e aquisição de equipamentos de inteligência".

Nas três últimas semanas, os dois temas predominaram na agenda do governador. Das inaugurações, uma fração considerável foi de escolas, algumas de tempo integral. O mandatário também entregou unidades do Raio no interior, num esforço de contemplar setores cujas demandas são maiores.

Cientista político da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleyton Monte avalia que o governador, "nesse último mês, vai intensificar o que já vinha fazendo desde dezembro, agilizar as inaugurações no interior e principalmente na Região Metropolitana", onde pode encontrar dificuldades eleitorais neste ano.

O pesquisador também indica que o roteiro do petista pelo Ceará tem o objetivo de colocar Izolda sob holofotes. "Camilo está cada vez mais sinalizando uma preferência pela Izolda, está viajando com ela, aparecendo em eventos, atribuindo missões à vice", aponta.

"Sei que o nome tem de ser chancelado pelas outras lideranças", continua Monte, "mas Camilo vai fazer de tudo para, nessa reta final do mandato, com a caneta, garantir a unidade da base aliada e, se não tiver já o candidato, pelo menos ter o direcionamento até o final de março".

Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Emanuel Freitas concorda. "Inaugurar obras, lançar pedras fundamentais e apontar quem esteve do seu lado", resume os próximos dias do governador, acrescentando que o petista deve "reafirmar contraposição a opositores, sobretudo ressaltando realizações no campo da segurança pública".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

"A escolha é do PDT e o PSD não irá interferir", diz Domingos Filho

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.