29 de março de 2022

Em meio a denúncias de corrupção, Bolsonaro exonera ministro da Educação

A decisão da saída de Milton Ribeiro ocorreu após reunião com Bolsonaro no Palácio do Planalto (Foto: Alan Santos)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou nesta segunda-feira (28/3) o ministro da Educação, Milton Ribeiro. A saída do pastor foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo consta no documento, a exoneração foi “a pedido”.

A permanência de Ribeiro na pasta teria ficado insustentável diante das denúncias de corrupção envolvendo outros pastores com tráfico de influência, ouro e bíblias contendo imagens do ministro da Educação.

A decisão de sua saída ocorreu após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, onde ele entregou ao chefe do Executivo a carta de demissão.

“Tenho plena convicção de que jamais pratiquei qualquer ato de gestão que não fosse pautado pela legalidade, pela probidade e pelo compromisso com o Erário. As suspeitas de que foram cometidos atos irregulares devem ser investigadas com profundidade”.

O pastor afirmou ainda que quando teve conhecimento da denúncia, em agosto de 2021, encaminhou o caso à CGU para apuração. “Mais recentemente, solicitei também àquela Controladoria que auditasse as liberações de recursos de obras do FNDE, para que não haja dúvida sobre a lisura dos processos conduzidos. Cumpre ressaltar que os procedimentos operacionais relacionados à liberação de recursos pelo FNDE não são de competência direta do Ministro da Educação”, completou.

Segundo ele, o pedido de exoneração foi feito para que se siga a investigação do caso.

“Meu afastamento visa, mais do que tudo, deixar claro que quero uma investigação completa e isenta. Tomo esta iniciativa com o coração partido. Prezo pela verdade e sei que a verdade requer tempo para ser alcançada. Sei de minha responsabilidade política, que muito se difere da jurídica. Minha decisão decorre exclusivamente de meu senso de responsabilidade política e patriotismo, maior que quaisquer sentimentos pessoais.”

“Agradeço e despeço-me de todos que me apoiaram nesta empreitada, deixando o compromisso de estar pronto, caso o Presidente entenda necessário, para apoiá-lo em sua vitoriosa caminhada”, concluiu.

Mais cedo, em um rascunho da carta, o pastor terminou as declarações com um “até breve”. “Não me despedirei, direi um até breve, pois depois de demonstrada minha inocência estarei de volta, para ajudar meu país e o Presidente Bolsonaro na sua difícil mas vitoriosa caminhada”, dizia a versão anterior.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Relembre as crises dos 4 ministros da Educação sob Jair Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.