14 de março de 2022

Definição de candidatura do PDT ao governo do Ceará começa a afunilar

Os três pré-candidatos do PDT e vice-governadora Izolda em Pacajus (Foto: Fernanda Barros)

O PDT do Ceará chegou ao 10º encontro regional realizado com pré-candidatos ao Governo do Ceará. Agora, faltam dois eventos em municípios ainda não definidos. Na última sexta-feira, os trabalhistas se reuniram em Pacajus. Nesse sábado, em Paracuru. A ideia é ouvir as bases sobre virtudes e falhas do projeto político iniciado por Cid Gomes (2006-2014) e sequenciado por Camilo Santana (2015-2022).

A disputa interna começa a afunilar, com demonstrações explícitas e implícitas de preferências. Os encontros do fim de semana foram os primeiros após o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), defender a candidatura de Roberto Cláudio. André Figueiredo, presidente estadual do partido, não manifestou apoio a Izolda Cela, mas destacou que, na iminência de tomar posse como governadora, ela tem tendência de postular a reeleição, caso queira.

Enquanto Roberto Cláudio e Izolda parecem polarizar a disputa, Mauro Filho busca se manter no páreo. "Quem mais cresceu na avaliação interna fui eu", já havia afirmado na última semana, sobre os municípios que visitou. Já no encontro de Pacajus, questionado se a segurança será o tema da campanha, ele apontou o tema em que ele próprio tem mais propriedade que os concorrentes.

"Não existe social sem dinheiro, não existe segurança pública sem dinheiro. Você tem de ter um Estado ajustado fiscalmente para ter dinheiro para contratar policial, investir na inteligência, fazer o Cartão Mais Infância, fazer a brinquedopraça, fazer a creche, enfim."

Já Evandro Leitão afirma que está à disposição do partido, mas reconhece que não trabalha com foco em ser o candidato a governador. "Estou trabalhando para renovar meu mandato de deputado estadual. Esse é meu foco. Mas, claro, me coloco à disposição para meu partido".

Os encontros são oportunidade de tornar os quatro pré-candidatos mais conhecidos e medir a aceitação de cada um. Evandro, foi o mais saudado em Pacajus, onde tem base eleitoral. A dinâmica é liderada pelo senador Cid Gomes (PDT), segundo quem pesquisas de opinião e aceitação dos aliados serão fatores determinantes para a escolha.

"Nosso partido sempre priorizou o diálogo e a formação de novas lideranças e, antes mesmo do período eleitoral, já começamos a discutir com o povo cearense os projetos para que o Ceará siga sendo exemplo de educação, saúde e boa governança. Saber ouvir as pessoas é parte muito importante do sucesso desse projeto", publicou o perfil de Cid no Instagram.

Em Pacajus, Cid tinha uma prancheta à mão com relação das lideranças presentes. Ele também fazia anotações à medida que ouvia os participantes falarem da realidade de cada município. Duas das principais perguntas foram: em quem vão votar para deputado estadual e para deputado federal.

Principal estrategista do PDT no Ceará, o senador também fez questionamentos aos participantes sobre a realidade política de cada município. A um deles, disse: "Eu pergunto, mas eu já sei", evidenciando que tem o mapa político do Estado na ponta da caneta.

Antes de chegarem ao local do encontro, os pré-candidatos se reuniram na fazenda do prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo (PDT). O encontro marcado para 18 horas começou por volta de 19h30min. Enquanto isso, uma profusão de mosquitos tomava o ambiente. As luzes foram até desligadas na tentativa de dispersá-los. Alguns presentes já se permitiam uma cerveja ao som de MPB, dando ao ambiente um ar de festa.

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.