2 de março de 2022

Em carta, presidenciáveis pedem paz na Rússia e cobram posicionamento do Brasil

Ataque a torre de TV de Kiev foi uma das imagens marcantes da Guerra na Ucrânia (Foto: Reprodução/AFP)

Representantes de quatro partidos assinaram um manifesto de apoio à Ucrânia após os ataques da Rússia. Os pré-candidatos à Presidência da República João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB), Sergio Moro (Podemos) e Felipe d'Avila (Novo) declararam, em carta divulgada, a defesa pela paz, além de criticarem o discurso de “neutralidade” adotado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) diante do conflito.

“A defesa da paz, da soberania nacional e da legitimidade da ordem internacional sempre pautaram a política externa brasileira. Quando esses princípios cardinais são violados, não há espaço para neutralidade. É preciso defendê-los de maneira inequívoca por meio de nossas escolhas e ações”, diz o comunicado.

Os políticos classificaram o ataque da Rússia como “condenável” e pediram que o país de Vladimir Putin resolva a guerra de forma diplomática. Os presidenciáveis reiteraram que o Brasil precisa assumir uma posição explícita sobre o assunto.

“Pedimos ao governo brasileiro que se posicione e que se una às nações que defendem a soberania da Ucrânia e que buscam a solução pacífica do conflito”, concluíram.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Lula critica Bolsonaro por visitar Rússia e ONU por ser "decorativa"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.