19 de março de 2022

Ceará retira obrigatoriedade de máscaras em locais abertos

O decreto com detalhamento sobre a flexibilização do uso de máscaras foi publicado hoje (Foto: Reprodução/Facebook)

Após um ano e oito meses, o Ceará retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos a partir da próxima segunda-feira (21/03). Decreto com detalhamento da medida foi publicado (19/03). O governador Camilo Santana (PT) frisou que o uso de máscara continua obrigatório em locais fechados e no transporte público. Ele disse ainda que, no caso de pessoas dos grupos de risco, o uso continua recomendado.

O governador anunciou as novas medidas em transmissão ao vivo nas redes sociais e falou sobre o cenário atual da infecção. Ele apresentou as mudanças ao lado do titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Marcus Gadelha, e do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Alterações foram deliberadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus em reunião ontem (18/03).

O uso da máscara facial de proteção individual passou a ser obrigatório em julho de 2020, após aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará e sanção do governador. Ele citou que vários países e estados já liberaram o uso da máscara em ambientes abertos. 

"A partir do momento em que ouvimos nossos especialistas, ouvimos as equipes médicas, aqueles que nos orientam e apresentam os dados ao Comitê, o Comitê decidiu desobrigar o uso de máscaras em ambientes aberto, ao ar livre em todo o Estado", acrescentou.

Conforme o governador, os números serão avaliados ao longo das próximas semanas, principalmente a cobertura da dose de reforço, "para que possamos avançar ainda mais nessa questão da máscara".

Essa foi a primeira reunião presencial do grupo desde a criação do Comitê, no início da pandemia. "Hoje é um dia em que a gente celebra, com muita alegria. Temos que ter sempre esperança e alegria. E, hoje, celebramos a primeira reunião presencial depois de dois anos", disse.

O acompanhamento de indicadores da Covid-19 no Estado mostra queda na positividade de exames e na procura de assistência de saúde pela doença. O que demonstra que o Estado já superou a terceira onda, afirmou o governador. "Temos 82,2% da população com esquema completo de duas doses, 91,1% já têm a primeira dose e nosso grande esforço agora é a dose de reforço, que apenas 49% tomou a terceira dose", detalhou.

O secretário Gadelha disse que cenário atual é "confortável" e alertou para a ampliação da cobertura vacinal com a terceira dose. "Queria agradecer a todos os gestores que acreditaram na ciência", disse. Ele reiterou a importância da dose de reforço, pedindo que os cidadãos levem os parentes para receber a terceira dose.

No dia 4 de março, o eventos sociais e esportivos foram liberados sem limitação de público no Ceará a partir do dia 7. Os locais, no entanto, devem exigir o comprovante da vacinação da 3ª dose e uso obrigatório de máscara. No decreto, o uso de máscara N95 deixou de ser obrigatório, com exceção em alguns ambientes, como os hospitalares. 

Ao menos 15 estados e o Distrito Federal já flexibilizaram o uso de máscara. Em Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Acre houve liberação em espaços abertos. Em nove deles, o uso da proteção tornou-se facultativo também em locais fechados. Esse é o caso do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Alagoas, Maranhão e, mais recentemente, São Paulo.

Decretos no Ceará - 2021

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana.

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

11 de junho: governo libera aulas em todas as séries do ensino médio, amplia a capacidade de público em academias, reabre museus, bibliotecas e cinemas. Apenas o Cariri continua com restrições

18 de junho: governador anuncia prorrogação do decreto, interrompendo a sequência de reabertura. Restrições mais severas mantidas no Cariri.

25 de junho: governo libera aulas presenciais em universidades.

28 de junho: decreto autoriza o funcionamento de feiras livres.

9 de julho: anunciado aumento do horário do comércio.

23 de julho: restaurantes podem funcionar até 23 horas. Eventos podem receber até 200 pessoas.

6 de agosto: por causa da chegada da variante Delta, decreto é prorrogado sem mudanças.

20 de agosto: Camilo anuncia que restaurantes poderão funcionar até meia noite.

3 de setembro: Camilo amplia horário de comércio e academias.

17 de setembro: aulas liberadas com 100% da capacidade e anúncio de evento-teste

1º de outubro: restaurante poderão funcionar até 2h; ensino presencial reforçado

15 de outubro: jogos autorizados com 30% da capacidade; as igrejas poderão funcionar com 100% da capacidade; e lojas, eventos e restaurantes também tiveram capacidade ampliada

29 de outubro: Camilo amplia para 80% público nos estádios e exige vacinação

12 de novembro: passaporte de vacina será exigido em restaurantes, bares e eventos no Ceará

26 de novembro:  em nova transmissão, Camilo anuncia que academias, cinemas e teatros poderão ter 100% de público com passaporte da vacina

10 de dezembro: em nova transmissão, é anunciado que estabelecimentos públicos estaduais passarão a cobrar passaporte da vacina a partir do dia 20 de dezembro

24 de dezembro: sem novo decreto, Camilo afirma que o Ceará irá vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 conforme a posição do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Decretos no Ceará - 2022

4 de janeiro: com o aumento de casos de síndromes gripais, Camilo antecipa reunião semanal do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que ocorria habitualmente às sextas

5 de janeiro: em novo decreto, que passou a valer a partir de quinta-feira, 6, festas com controle de acesso, como casamentos, formaturas, aniversários e eventos corporativos terão capacidade reduzida por 30 dias. Limite passou a ser de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. Além disso, ficaram suspensos todos os eventos de Carnaval e Pré-Carnaval em todo o Ceará.

14 de janeiro: Ceará recomenda adiamento do início das aulas, reduz capacidade de estádios e determina o uso obrigatório de máscara N95 para trabalhadores de estabelecimentos como farmácias, escolas e supermercados.

25 de janeiro: decreto em vigor é prorrogado sem alterações até o dia 6 de março. Documento recomendava que as instituições de ensino, comércio, serviços e indústria funcionem normalmente, determina que a capacidade de eventos festivos seja de até 250 pessoas em ambientes fechados e até 500 pessoas em ambientes abertos. Além disso, manteve retirada do ponto facultativo durante o Carnaval.

4 de fevereiro: Camilo suspende ponto facultativo no Carnaval e recomenda que escolas, comércio, serviços e indústria funcionem. Capacidade de eventos festivos continua de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos.

25 de fevereiro: com índices de Covid-19 em queda no Ceará, Camilo prorroga decreto em vigência sem alterações

4 de março: eventos sociais e esportivos são liberados sem limitação de público no Ceará a partir do dia 7 de março. Os locais, no entanto, devem exigir o comprovante da vacinação da 3ª dose e uso obrigatório de máscara. Uso de máscara N95 deixa de ser obrigatório, com exceções.

11 de março: Camilo adiantou que a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos no Ceará seria deliberada na reunião da semana seguinte.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Após dois anos, Festa de São José volta a ser presencial eserá encerrada com carreata


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.