12 de março de 2022

Águas de março banham 134 municípios; chuvas devem continuar no fim de semana

Segundo mês da estação chuvosa no Ceará, março traz otimismo a quem espera as águas que vêm dos céus. Somente nas últimas 48 horas, foram registradas chuvas em 134 municípios do Estado, segundo informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados apontam que, entre 7 horas de quinta-feira, 10, e 12 horas de sexta-feira, 11, os três maiores acumulados foram observados em Aquiraz (86 milímetros - mm), Fortaleza (81.2mm) e Jaguaruana (69mm).

Na Capital, a chuva começou por volta das 20 horas de quinta-feira, se estendeu ao longo da madrugada e perdeu força já no começo da manhã de ontem. As precipitações vieram juntas com raios, trovões e fortes rajadas de vento. Houve registro de danos e transtornos em diversos pontos da Cidade. No bairro Montese, a ventania tombou um poste de telecomunicações no cruzamento das ruas 15 de novembro com Antônio Fiúza. A estrutura foi removida pela empresa responsável ainda durante a manhã. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) estiveram no local para controlar o tráfego e evitar congestionamentos.

Também houve bloqueio parcial para veículos no túnel da avenida Alberto Sá, no bairro Papicu, devido à grande quantidade de água que se acumulou no centro da via. Funcionários da Prefeitura fizeram uma drenagem emergencial na pista e conseguiram desobstruir a passagem após mais de duas horas de trabalho. Um dos trabalhadores que atuavam na força-tarefa contou ao O POVO que o serviço demorou mais do que o previsto porque uma das bombas utilizadas na sucção da água estava defeituosa.

Além da chuva intensa, Fortaleza também registrou várias descargas elétricas nas primeiras horas da madrugada. Os “clarões” nos céus da Capital, acompanhados por fortes barulhos, foram percebidos pelos moradores em quase todos os bairros. As ocorrências provocaram instabilidades na rede de energia elétrica e pelo menos cinco semáforos amanheceram a sexta-feira sem funcionar, conforme a AMC.

Até este sábado, 12, o Ceará está sob alerta de chuvas intensas e ventos de até 110 km/h. O aviso foi emitido nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê fortes temporais em pelo menos 135 municípios cearenses.

Se as previsões se confirmarem, há riscos de queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e ocorrência de descargas elétricas.

Caso as chuvas resultem em algum dano material ou físico, o ideal é acionar imediatamente a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Ambas as ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer ponto do Estado. Os serviços funcionam em regime de prontidão, 24 horas por dia.

O cenário favorável para chuvas no Ceará não deve dar trégua no fim de semana, segundo projeta a Funceme. Até o este domingo, 13, o Estado segue com chances de precipitações em todas as macrorregiões. A expectativa, segundo o órgão, é que o sol apareça de forma tímida, com predominância de céu variando de nublado a parcialmente nublado.

Segundo o Funceme, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns, a possibilidade maior é que as chuvas ocorram durante a madrugada e a manhã. Já no período da tarde, elas são esperadas no Litoral Norte, Ibiapaba, Maciço de Baturité, norte do Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana.

Segundo o meteorologista da Funceme, Vinícius Oliveira, as precipitações são aguardadas devido à formação de áreas de instabilidade provenientes da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Fatores locais, como temperatura, relevo e umidade, também podem contribuir para os eventos pluviométricos.

O Ceará registrou 226,4 mm de chuvas nos dois primeiros meses do ano, segundo dados consolidados da Funceme. O volume é maior do que a normal climatológica prevista para o período, de 217,4 mm, e também supera em 31% a média registrada no mesmo período do ano passado (172 mm), mas fica abaixo do índice registrado em 2020 (332,9 mm).

A Defesa Civil de Fortaleza registrou três casos de alagamentos e seis de risco de desabamentos em moradias na Capital em menos de 24 horas. As ocorrências foram contabilizadas a partir das 18 horas de quinta-feira até o meio-dia de ontem.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Neste ano, 64.525 raios foram registrados no Ceará

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.