12 de março de 2022

12 Histórias da Bíblia que desapareceram misteriosamente

A Bíblia está cheia de histórias fascinantes. Algumas até já foram confirmadas pela ciência como verdadeiras! Mas apesar de existir algumas figuras proeminentes e históricas que muitos de nós estamos familiarizados, outras narrativas parecem ter desaparecido por completo da memória coletiva. Confira essas histórias misteriosas:

Terra de Nod

A história de Abel e Caim é uma das mais populares na Bíblia. Deus prefere a oferenda de Abel, Caim fica com ciúmes e mata o irmão. Então, o que acontece com Caim? Bem, Deus o manda para a Terra de Nod, onde ele então começa uma família e constrói uma cidade. Mas não há mais menção nenhuma desta terra misteriosa.

Alguns estudiosos acreditam que a palavra "Nod" foi usada como metáfora, pois suas origens significam "vagar" ou "exílio". Era basicamente uma maneira de Deus mandar Caim para o exílio. Mas, novamente, isso é apenas uma hipótese.

Melquisedeque

Melquisedeque era um sacerdote e o rei de Salém. Ele era uma figura tão importante que até Abraão lhe pagou dízimos. Mas quem era esse homem, realmente?

Melquisedeque é descrito em Hebreus 7 como um homem "sem pai ou mãe ... sem início de dias ou fim de vida, assemelhando-se ao filho de Deus." 

Será que Melquisedeque poderia ter sido uma espécie de protótipo de Jesus?

No Salmo 110, Deus diz a Jesus: "Você é um sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedeque", o que prova a importância desta figura bíblica. 

O motivo para ele desaparecer do Livro Sagrado, no entanto, é desconhecido.

 Os Nefilins

Gênesis 6 diz que os Nefilins eram filhos dos "filhos de Deus" e "filhas de humanos" e eram basicamente um novo ser (alguns dizem que os "filhos de Deus" eram anjos). Eles também foram descritos como gigantes em algumas versões da Bíblia. Mas o que aconteceu com eles?

Lembra-se do grande dilúvio e da história da Arca de Noé? Acredita-se que nenhuma criatura fora da arca sobreviveria ao evento apocalíptico. Exceto, talvez, os Nefilins.

Números 13:32-33 fala sobre uma terra que os israelitas exploraram e parece que essas criaturas a habitaram. "Todas as pessoas que vimos lá são de grande tamanho. Vimos os Nefilins lá (os descendentes de Anak vêm dos Nefilins). Nós parecíamos gafanhotos aos nossos próprios olhos, assim também éramos aos seus olhos."

Alguns estudiosos acreditam que há uma menção indireta a eles novamente em Ezequiel 32:27, mas é apenas uma interpretação. Este é o ponto mais longe que a história vai na Bíblia.

O burro falante

Números 22:21-39 conta a história de Balaão, que estava cavalgando num burro quando o animal parou depois de notar um anjo na estrada. 

Balaão bateu no burro duas vezes para fazê-lo se mover, sem sucesso.

Depois da terceira vez que Balaão atinge o animal, Deus dá ao burro o poder da fala. 

Eles então se envolvem em uma conversa, mas o cerne da questão é que em nenhum lugar da Bíblia é mencionado que o burro perdeu a capacidade de falar.

 Bruxas

Em termos bíblicos, bruxas são ruins, certo? Levítico 19:31 diz: "Não se volte para médiuns ou procure espiritualistas, pois você será contaminado por eles. Eu sou o Senhor, seu Deus." Regra bem simples, certo?

No entanto, Saul, rei de Israel, consultou uma bruxa, que convocou o espírito do juiz-profeta Samuel, e recebeu uma profecia bem precisa. Mas lá em Gálatas 5:19-21, a bruxaria é mais uma vez condenada.

A estranha maldição de Cam

Gênesis 9:20-27 diz que Noé uma vez desmaiou bêbado nu em sua tenda. Seu filho, Cam, chamou seus irmãos e então cobriu o corpo de seu pai.

Quando Noé acordou, ele amaldiçoou os descendentes de Canaã para se tornarem escravos. Quem é Canaan, você pergunta? Ele é filho de Cam, neto de Noé. O que ele fez para ser amaldiçoado? Não fica muito claro no que está escrito na Bíblia.

A triste repercussão dessa maldição é que ela foi citada por várias culturas para justificar a escravidão. 

Luta entre Jacó e Deus

Gênesis 32:22-32 descreve uma luta épica entre Jacó e um homem (que acabou por ser o próprio Deus) "até o amanhecer". Deus então machucou o quadril de Jacó e ele mancou para sempre.

E outra coisa interessante que este trecho da Bíblia menciona: "Portanto, até hoje, os israelitas não comem o tendão preso ao soquete do quadril, porque a tomada do quadril de Jacó foi tocada perto do tendão." Quão divertido seria ter mais histórias de luta na Bíblia, , né?

Ressuscitando dos mortos

No Velho Testamento, há alguns casos em que as pessoas são ressuscitadas dos mortos. Mas isso muda no Novo Testamento, onde apenas Jesus Cristo é capaz de fazer isso. Bem, exceto desta vez, como descrito nos Atos 20:7-12.

O apóstolo de Jesus, Paulo, estava pregando há horas, e um jovem chamado Êutico pegou no sono profundo. Ele então "caiu no chão do terceiro andar e foi levantado morto."

Felizmente Paulo estava lá, então ele o trouxe de volta dos mortos. Assim, sem mais nem menos.

Zípora

A esposa de Moisés, Zípora, é mencionada na Bíblia quatro vezes. Mas nós realmente não sabemos muito sobre quem ela era, além de que ela era talvez uma Cushite (ou seja, uma africana).

Cush era uma grande área na África, que incluía os modernos Sudão e a Etiópia. Um casamento interracial teria sido algo bem marcante naquela época. Embora alguns estudiosos teorizem que Zípora tenha sido chamada de Cushite por ser diferente e muito bonita.

Quem foi Bartolomeu?

Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Ele fazia parte do círculo interno do Messias, mas, além do seu nome, nada mais sobre ele é descrito na Bíblia.

Gogue e Magogue

Gog (um indivíduo) e Magog (uma terra) só são mencionados na Bíblia duas vezes, mas eles parecem ser muito importantes. Em Ezequiel 38 somos apresentados a "Gog, da terra de Magog, o príncipe-chefe de Meseque e Tubal". Gog eventualmente ataca Israel.

Em seguida, os capítulos 19:11 até 21:8 do Livro do Apocalipse fazem referência a Gog e Magog: "Quando os mil anos acabarem, Satanás será libertado de sua prisão e sairá para enganar as nações nos quatro cantos da terra — Gog e Magog — e reuní-los para a batalha."

Monstros do caos ou dinossauros?

Em Jó 40:14-24, Deus descreve o beemote como uma criatura grande, forte e musculosa. Tem "membros como barras de ferro" e "se alimenta de grama como um boi".

E então, em Jó 41, Deus se gaba de sua outra criação semelhante: um monstro marinho cuspidor de fogo chamado Leviatã. Será que os dois poderiam ter sido dinossauros?

Com informações portal Desafio Mundial


Leia também:

12 Atores/Atrizes que ficaram simplesmente irreconhecíveis em seus papéis de Super-Heróis/Vilões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.