18 de abril de 2022

Em entrevista ao jornal O POVO, Lázaro Ramos fala sobre processo de produção de "Medida Provisória", recepção do público e conexões com a realidade

O filme "Medida Provisória" marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor e reflete sobre o racismo e a luta antirracista (Foto: Fernanda Barros)

Depois de duas semanas extensas de viagens, entrevistas e diálogos com os espectadores, o ator e diretor Lázaro Ramos concedeu entrevista a equipe do jornal o Povo e explica que a energia que ainda tem para continuar com a programação vem do público. Ele diz que não se sente sozinho, porque sua batalha para a valorização da cultura e sua luta antirracista são compartilhadas com as milhares de pessoas que foram - e vão - assistir ao longa-metragem.  

Lázaro conta que durante o processo de lançamento, "Medida Provisória" sofreu uma série de atrasos, ataques e tentativas de boicote. A Agência Nacional de Cinema (Ancine), por exemplo, demorou mais de um ano para liberá-lo. Um mês antes de sua estreia oficial, o órgão que regulamenta a indústria cinematográfica ainda não tinha dado um parecer e a equipe de produção precisou se manifestar publicamente sobre o assunto. O filme teve que ser adiado quatro vezes.

Em março do ano passado, Sérgio Camargo, então presidente da Fundação Palmares, tentou boicotar a veiculação. "O filme, bancado com recursos públicos, acusa o governo Bolsonaro de crime de racismo. Temos o dever moral de boicotá-lo nos cinemas. É pura lacração vitimista e ataque difamatório contra o nosso presidente", escreveu em suas redes sociais. Ele chegou a apagar a publicação, mas reforçou: "Não vi e não gostei". 

Nas últimas semanas, Mário Frias, que foi secretário da Cultura de Jair Bolsonaro, e o deputado Eduardo Bolsonaro também fizeram ataques ao longa-metragem. Um dos principais alvos foi Taís Araújo, que faz parte do elenco, e criticou o governo em vídeos recentes.

Na entrevista, Lázaro Ramos reflete sobre o processo de produção do longa-metragem, suas reações em relação à recepção do público, além de traçar paralelos entre a ficção e a realidade brasileira.

 Clique aqui e leia a entrevista na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.