12 de abril de 2022

12 ateus famosos que você não sabia

Falar sobre religião é sempre delicado. A intolerância religiosa é um dos maiores problemas do mundo e, por isso, muitos artistas evitam falar sobre o assunto mesmo tendo suas crenças e há ainda os que não acreditam em nenhuma divindade (e não são poucos!). Sem medo de críticas, diversos artistas já declararam que não acreditam em Deus, como Antônio Fagundes, Chico Buarque, Dráuzio Varella e Lima Duarte, dentre outros.

Confira mais artista que são ateus e você nem desconfiava:


Andréa Beltrão

Em entrevista à revista “Marie Claire”, a atriz se mostrou completamente cética quando questionada sobre religiões: 

“Não acredito em nada. Só em mim e nas pessoas que amo. Se estou passando por um momento difícil ouço uma música, choro, e só. Fé, para mim, é sinônimo de esperança.

Na entrevista afirmou que por ocasião da morte de seu irmão chegou a pensar que se eu acreditasse em alguma coisa, "seria mais fácil superar a dor”

O irmão da atriz morreu por conta de um aneurisma cerebral aos 19 anos, quando ela tinha 15 anos.


Antônio Fagundes

O ator na verdade é agnóstico. Ele não acredita que possa existir um Deus, mas também não duvida: “Não penso em Deus, acho difícil de acreditar. Como é só uma questão de fé, não dá nem para falar sobre.

Diz que acredito no homem ético, naquele que quer se colocar bem diante do próximo. Mas não preciso de Deus para isso. Não faço por medo, mas por convicção"

Acredita tenha lido mais a Bíblia do que muito religioso por aí. Umas cinco ou seis vezes. Eu a li inteira. Já anotei, inclusive. Tem coisas muito interessantes. Mas também já li Alcorão, Alan Kardec, Mitologia Grega”.


Camila Pitanga

Em uma entrevista ao programa da Xuxa, a atriz e apresentadora brasileira Camila Pitanga revelou não ter religião.

A atriz não foi batizada por nenhuma igreja, nunca estudou a fundo sobre nenhuma religião e também não frequentou nenhuma. 

Porém, ela confessou que fala “Ai, meu Deus” quando acontece algo, pois essas expressões religiosas estão entranhadas em nossa cultura.

“Deus é uma ficção, e o homem tem essa necessidade de se proteger numa coisa universal” revelou a atriz.

Chico Buarque


O famoso cantor e escritor brasileiro cresceu em um ambiente católico, mas hoje também se considera ateu. 

Em entrevista à revista Brazuca, editada na França, ele explicou a decisão de não seguir nenhuma religião: “Eu não tenho crença.

Chico foi criado na igreja católica e foi educado em colégio de padre.

Eu simplesmente perdi a fé. Mas não faço disso uma bandeira. Eu sou ateu, como o meu tipo sanguíneo é esse”.


Danton Mello

O ator e dublador brasileiro Danton Figueiredo Mello falou sobre sua religiosidade em entrevista ao caderno “Variedades” do “Jornal da Tarde” em 2010. 

“Sou ateu. Não preciso de religião nenhuma para praticar o bem .

Ao ser questionado sobre o acidente de helicóptero que sofreu em 1998 em Roraima disse que não é nenhuma religião que vai ditar seus valores morais. 

Ele afirmou que o acidente “foi puro acaso, sorte, fui forte”.

Dráuzio Varella


O médico é ateu desde criança, mas mantém o respeito por todas as religiões. De acordo com seu pensamento, as pessoas têm a necessidade de criar saídas para a vida eterna, já que não estão preparadas para o fato de que todos vamos morrer. 

“Sou ateu e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos”, protestou.

Afirma categoricamente que os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças. 

O ateu desperta a ira dos fanáticos, porque aceitá-lo como ser pensante obriga-os a questionar suas próprias convicções” disse.


Fábio Porchat

O apresentador já declarou ser a favor de um Estado laico. Ateu, Porchat também considera o envolvimento de religiosos com a política um atraso para o país.

Porém, em entrevista à revista “Playboy”, ele disse que gosta de estudar crenças e revelou já ter lido a Bíblia:

“Para mim, tudo isso é uma junção de coisas, de lendas e de histórias, que eram uma forma de ensinar as pessoas. E são lendas bacanas”.

Lima Duarte


O veterano ator, diretor, radialista, dublador e apresentados brasileiro Lima Duarte revelou ser ateu no lançamento do livro ”Caim”, de José Saramago, em 2009 e não ser adepto a nenhuma religião.

Na obra, o escritor ridiculariza passagens da Bíblia e aponta contradições de ordem diversa. Porém, Lima Duarte ressaltou que não precisa “ficar amando Deus pelo avesso”, tal como o autor português ganhador do Prêmio Nobel.

Malu Mader


Em uma entrevista concedida em 2005 ao programa Fantástico, a atriz Malu Mader revelou que agradeceu a Deus após ter sido submetida a uma cirurgia para a retirada de um cisto benigno do cérebro.

Mas explicou que o agradecimento não foi em nome dela, mas de sua mãe, que é uma católica devota. 

A atriz já confessou algumas vezes que não acredita que haja um deus criador de todas as coisas. 

Porém, quando vai desejar coisas boas a alguém, acaba usando expressões como “vá com Deus”.

Nando Reis


O cantor sempre ressalta ser agradecido pela vida. Porém, nem por isso ele acredita em Deus: “Eu não acredito. Ao mesmo tempo, tenho admiração e sou impactado pelo milagre da vida. Sou evolucionista.

Afirmou que se eu acreditasse em Deus, jogaria sobre Ele todas as cagadas que eu fiz na vida. 

Você tem de acertar as contas com a sua consciência, recomenda. Se existe Deus, é a minha consciência

Por conta das suas declarações sobre o assunto, Nando reis já chegou a ser alvo de críticas na internet.


Pedro Bial

O jornalista já declarou algumas vezes que é ateu e que não conseguiu acreditar em Deus nem diante da morte, quando há cerca de dois anos precisou passar por uma cirurgia cardíaca. 

Aos 60 anos, o apresentador da Rede Globo declarou que não conhece nenhum bom jornalista que acredita em Deus: “Eu não acredito em p**** nenhuma, aí não posso dizer que tenho fé.

Ele diz que isso é mal de profissão. Eu não conheço nenhum jornalista que acredita em alguma coisa, pelo menos nenhum bom jornalista, e eu me considero um jornalista razoável”.


Vera Holtz

A atriz já quis ser freira, mas hoje já não acredita em Deus. Em entrevista ao jornal Extra, ela revelou que, quando mais nova, gostava muito de acompanhar a missa: “É que eu achava bonito os rituais da Igreja, que é muito teatral. Tem a luz, os personagens (padre, madre, coroinhas), a indumentária, as cores, os adereços todos. A missa é um espetáculo! Sem contar o lado místico dos dogmas. Fiquei seduzida por esse universo durante um tempo, mas rompi com tudo isso quando saí de casa, jovenzinha”

Hoje ela prefere não seguir uma religião: “Eu já não consigo acreditar naquele Deus que me apresentaram: semelhante ao homem, mas com superpoderes. Super-heróis, para mim, só os da Marvel, de que sou fã”.

Com informações portal Desafio Mundial

Leia também:

12 Histórias da Bíblia que desapareceram misteriosamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.