26 de abril de 2022

Regulamento do Desafio Terras Altas MTB Altaneira - 2022

1. DA COMPETIÇÃO

1.1. O Desafio Terras Altas MTB Altaneira é uma competição ciclismo de montanha na modalidade XCO, realizada pela Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA), válida como Etapa Final do Campeonato Cearense XCO e da Copa MTB de Altaneira.

1.2. A competição será disputada por equipe e de forma individual.

1.3 O evento acontecerá no dia 26 de junho de 2022 no Circuito 3 da Trilha Sítio Poças, no Município de Altaneira. 

2. DOS PARTICIPANTES

2.1. Os ciclistas participantes serão distribuídos nas seguintes categorias:

2.1.1. Kids: de 7 a 11 anos;

2.1.2. Infantojuvenil: de 12 a 14 anos;

2.1.3. Juvenil: de 15 e 16 anos;

2.1.4. Junior: de 17 e 18 anos;

2.1.5. Sub 23: de 19 a 22 anos;

2.1.6. Sub 30: de 23 a 29 anos;

2.1.7. Master A1: de 30 a 34 anos;

2.1.8. Master A2: de 35 a 39 anos;

2.1.9. Master B1: de 40 a 44 anos;

2.1.10. Master B2: de 45 a 49 anos;

2.1.11. Master C1: de 50 anos a 54 anos;

2.1.12. Master C2: de 55 anos a 60 anos;

2.1.13. Master D: acima de 60 anos;

2.1.14. Master Feminino: acima de 30 anos;

2.1.15. Elite Masculino: 23 anos acima;

2.1.16. Elite Feminino: todas as idades;

2.1.17. Amador Feminino: todas as idades;

2.1.18. Amador A: de 30 a 39 anos;

2.1.19. Amador B: acima de 40 anos;

2.1.20. Peso Pesado: todas as idades e peso acima de 100 (cem) quilos.

2.2. Para fins de distribuição nas categorias será considerada a idade do atleta no ano de 2022.

2.3. O Pódio da categoria Estreante será formado pelos ciclistas que participaram pela primeira vez da Copa MTB Altaneira e não subiram ao Pódio nas categorias originais.

2.4. As categorias promocionais que não atingirem o número mínimo de cinco ciclistas confirmados serão extintas e os ciclistas distribuídos nas categorias federadas.

3. DAS EQUIPES

3.1. Os ciclistas participantes poderão se organizar em equipes, desde que usem camisas padronizadas.

3.2. A equipe ganhará uma cortesia de inscrição para cada cinco atletas inscritos e devidamente confirmados até o dia 20 de junho de 2022.

3.3. O representante legal da equipe indicará o ciclista beneficiado com a cortesia.

3.4. Ao ciclista integrante de equipe será atribuída uma pontuação de acordo com a classificação geral para definição da equipe campeã.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do preenchimento da ficha no portal da Cronos Cariri (http://cronoscariri.com.br) e mediante o pagamento das seguintes taxas:

4.1.1. R$ 80,00 (oitenta reais) para os ciclistas das categorias Estreantes, Júnior, Master D e Peso Pesado;

4.1.2. R$ 90,00 (noventa reais) para as ciclistas das categorias Master Feminino e ciclistas das categorias Sub23, Master C (1 e 2) e Amador (A e B).

4.1.3. R$ 100,00 (cem reais) para os ciclistas das demais categorias.

4.1.4. O pagamento da inscrição pode ser efetuado até o dia 19 de junho de 2022 através de:

4.1.4.1. Boleto/Cartão na Cronos;

4.1.4.2. Transferência/depósito: Banco: 336 (C6 S.A.) Ag. 001 - C/C 9931862-8

4.1.4.3. PIX: mtbaltaneira@gmail.com ou 88988065741

4.1.5. São isentos de inscrição os ciclistas categorias Kids, Infanto-Juvenil e Juvenil.

4.2. As inscrições serão encerradas às 19h. (dezenove horas) do dia 03 de junho de 2022.

5. DA NUMERAÇÃO

5.1. O número de identificação do atleta será fornecido pela organização do evento no Congresso Técnico que se realizará na Lanchonete Rural, no Sítio Poças em Altaneira, Ceará, às 19h. (dezenove horas) no dia 25 de junho de 2022.

5.2. Os números dos ciclistas participantes no Desafio Terras Altas será o equivalente a sua posição na Classificação Geral da Copa MTB Altaneira em 2022 ou de sua matricula na Associação dos Ciclistas de Altaneira.

5.3. O número deverá estar em local visível, no guidão da bicicleta.

5.4. O ciclista que a alterar a numeração original será desclassificado.

6. DA SEGURANÇA

6.1. Será obrigatório o uso do capacete e recomenda-se o uso de luvas e óculos.

6.2. A bicicleta deverá estar em perfeitas condições de uso;

6.3. Caberá ao Diretor do Desafio a decisão se o atleta participa ou não da prova, caso o mesmo não apresente condições mínimas de segurança e/ou saúde.

6.4. Apenas veículos autorizados pela organização poderão circular no percurso da competição, sendo de total preferência à circulação de ciclistas.

6.5. Uma ambulância ficará a disposição da organização do Desafio caso ocorra alguma eventualidade.

6.6. A organização não se responsabiliza por roubos ou furtos, danos materiais ou físicos, causados durante a realização da competição, mas será dado o suporte necessário e acompanhamento junto às autoridades policiais.

7. DA LARGADA E ENCERRAMENTO

7.1. Os ciclistas deverão comparecer ao local da concentração 30min. (trinta minutos) antes da largada.

7.2. O ciclista será proibido de largar caso esteja descalço ou de chinelo, sem meia ou capacete, ou camiseta específica para a modalidade.

7.3. A largada será na Rodovia CE-388 em frente a JS Cerâmica, às 9h (nove horas) quando o diretor de prova acionará um dispositivo sonoro após analisar a segurança, mas a cronometragem oficial inicia quando o primeiro ciclista cruzar o pórtico da Trilha Sítio Poças.

7.4. A prova será encerrada 20 (vinte) minutos após o Campeão completar as 5 (cinco) voltas.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1. Receberão troféus os cinco primeiros das categorias Elite Masculino e Feminina e os três primeiros das demais categorias.

9.3. A Melhor Equipe também será premiada com troféu.

9.4. Será definida como Melhor Equipe, o grupo de ciclista com uniformes padronizados e previamente relacionados que somarem o maior número.

9.5. A pontuação de cada ciclista é definida de acordo com sua posição na Classificação Geral na forma da Tabela, parte integrante deste regulamento.

9.6. Será computada apenas a pontuação dos dez primeiros ciclistas de cada equipe.

9.7. Em caso de empate na pontuação será declarada a Melhor Equipe aquela que tiver o maior número de ciclistas nos pódios.

9.8. Será desclassificado o atleta que deixar de comparecer a premiação ou se apresentar descalço ou sem a camisa que competiu.

9.9. É vedado subir ao Pódio com peças de publicidades ou mensagens de conotação política ou comercial.

10. DAS PUBLICIDADES

10.1. Durante o percurso os ciclistas poderão ser fotografados e filmados para posterior aproveitamento publicitário e divulgação do evento nas redes sociais.

10.2 Os ciclistas com reservas no direito de imagem, devem registrar o fato na ficha de inscrição.

11. DOS RECURSOS E RECLAMAÇÕES

11.1. As reclamações sobre o resultado ou andamento da prova deverão ser encaminhadas por escrito ao diretor da prova até 15 (quinze) minutos após a divulgação oficial dos resultados acompanhado de uma taxa de R$ 200,00 (duzentos reais) a qual será devolvida caso comprovada a veracidade dos fatos alegados.

11.2. Se por ventura a reclamação incluir os 3 (três) melhores classificados a cerimônia de entrega será suspensa até que seja julgada pelos membros da organização.

11.3. Nenhum atleta poderá alegar desconhecimento do regulamento para práticas indevidas, bem como não será aceito como justificativa em hipótese alguma.

12. DAS DESCLASSIFICAÇÕES

12.1. Será automaticamente desclassificado do Desafio o atleta que:

12.1.1. Criar atalho (cortar caminho) empurrar, derrubar, agredir (física ou verbalmente) e tiver uma atitude antiesportiva contra o companheiro de prova, equipes, público, patrocinadores ou membros da organização;

12.1.2.  Trocar de bicicleta;

12.2. É lícito ao atleta concluir a prova carregando ou empurrando sua bicicleta.

13. DAS ALTERAÇÕES DA PROVA E/OU DO REGULAMENTO, DOS CASOS OMISSOS E DA VIGÊNCIA

13.1. Por decisão da Organização do Desafio, a competição e seu regulamento poderão ser alterados, com a devida comunicação aos ciclistas inscritos pelos meios disponíveis.

13.2. Os casos omissos neste regulamento e seus complementos, serão julgados pelo júri composto por 5 (cinco) membros escolhidos pela organização e anunciados antes do início do Desafio.

13.3. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

Altaneira, Ceará, em 26 de abril de 2022.

Raimundo Soares Filho - Presidente 

Pedro Rafael Pereira - Vice-Presidente 

Bruno Roberto Duarte Pinheiro - Tesoureiro

Eduardo Gonçalves Amorim - Secretário

Carlos Alberto Pereira Filho - Diretor de Prova

Willamy Sousa Brito - Árbitro de Prova


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