29 de abril de 2022

36 açudes sangram no Ceará com o abril chuvoso

Açude Araras, no município de Varjota, está com mais de 90% da capacidade (Foto: Emanuel Coelho)

O Ceará chegou a 36 açudes sangrando, maior marca desta quadra chuvosa, segundo informações colhidas no Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), às 14h02min. O número foi atingido entre a madrugada e a manhã de ontem, quando dois reservatórios atingiram 100% da capacidade: Ayres de Sousa, em Sobral e Pacajus, em Chorozinho.

Com a atualização das últimas chuvas registradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado acumula agora 36,1% da capacidade total dos 155 açudes monitorados pela Cogerh. A marca é um ponto percentual mais alta do que a do início da semana, que já era a melhor desde 2013.

Além dos 36 açudes sangrando, a Cogerh contabiliza ainda outros sete com 90% ou mais de capacidade: Araras, em Varjota (o quarto maior do Estado); Taquara, em Cariré; Do Coronel, em Antonina do Norte; o Trapiá III, em Antonina do Norte; o Malcozinhado, em Cascavel; o Maranguapinho, em Maranguape (que já sangrou neste ano) e o São Domingos II, em Caririaçu.

Apesar da cifra relevante, mais de 23% dos reservatórios de tamanho significativo sangrando, a situação ainda não é confortável. Isso porque a maioria dos açudes com 100% da capacidade são de pequeno porte e porque as chuvas ainda são distribuídas de forma desigual. Enquanto a região hídrica do Acaraú está com 84,5% da capacidade de 1.719 hm³, a do Banabuiú padece com apenas 8,37% dos 2.682 hm³ possíveis.

Entre os três maiores açudes, apenas o Orós, segundo de maior parte, está próximo de metade da capacidade, com 47,65%, antes 20,89% do Castanhão e 8,45% do Banabuiú. O maior reservatório atualmente em sangria é o Pacajus, com 232 hm³ — 3,5% da capacidade total do maior açude do Brasil.

As chuvas de abril estão dentro da margem esperada para o mês no Ceará. A média histórica é de 188 mm e o Estado já atingiu 176,5 mm, segundo parcial das 13h47min da Funceme. A faixa desejável era a partir de 148,3 mm. Já março atingiu marcas acima do esperado, com acúmulo de 265,6 mm. Estes são os dois meses mais chuvosos do ano no Ceará.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Castanhão chega a 20% da capacidade hídrica; melhor volume em 7 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.