26 de abril de 2022

Para o presidente do TSE atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia

A fala do ministro Fachin foi durante reunião da Comissão de Transparência das Eleições (Foto: Marcelo Ferreira)

Um dia após a polêmica envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e as Forças Armadas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, se manifestou. Em reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) realizada ontem (25/04) o ministro pediu "paz" e "respeito" às eleições e afirmou que ataques à Justiça Eleitoral ferem a democracia.

“A Justiça Eleitoral é um patrimônio democrático imprescindível. Atacar a Justiça Eleitoral é atacar a democracia", disse. Fachin ainda afirmou que a democracia é "inegociável", saiu em defesa das urnas eletrônicas e disse que o voto é seguro, transparente e auditável.

"O voto é secreto e o processo eletrônico de votação, conquanto sempre suscetível de aprimoramentos, é reconhecidamente seguro, transparente e auditável. E que são imprescindíveis paz e segurança nas eleições porquanto não há paz sem tolerância e sem respeito mútuo”, disse.

A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) foi instituída pelo presidente anterior a Fachin no TSE, o ministro Luís Roberto Barroso. O órgão foi criado com o objetivo de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. Nela, reúnem-se integrantes do TSE, do Congresso, de universidades, sociedade civil de também das Forças Armadas, representada nesta segunda-feira pelo general Heber Garcia Portella.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

Presidente do TSE tenta desarmar ânimos após atrito com as Forças Armadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.