![]() |
A chaminé instalada no topo da Capela Sistina, no Vaticano, exala fumaça preta no primeiro dia do conclave (Foto: Gregorio Borgia) |
De acordo com a constituição apostólica Universi Dominici Gregis — que trata sobre o período durante o qual o posto de pontífice fica vago no Vaticano, conhecido como “vacância” —, desde o dia de morte de um papa, os cardeais eleitores presentes na Cidade-Estado católica devem esperar “durante quinze dias completos” pelos que ainda não tiverem chegado.
Passados os quinze dias completos, o conclave pode ser iniciado sem os ausentes. Como Francisco morreu no dia 21 de abril, completaram-se 15 dias de Sé vacante, este ano, na última terça-feira (6/5). Embora a constituição permita o adiamento da eleição, em caso de motivos graves, por mais cinco dias, não foi o que ocorreu neste ano. Todos os 133 cardeais eleitores aptos a participar da votação se encontram em Roma, preparados para dar início ao rito secular.
Durante todo o processo de escolha do novo papa, autoridades italianas cortarão os sinais de celulares na Cidade do Vaticano. Além de não usarem telefone, os cardeais não terão acesso à internet, à televisão ou a veículos de imprensa — a fim de resguardar o sigilo e não influenciá-los no momento do voto.
Próximas
votações
O conclave segue e serão realizadas quatro votações por dia, sendo duas pela manhã e outras duas à tarde. As fumaças devem ocorrer nos seguintes horários nesta quinta-feira (8):
5h30
(Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver
sido escolhido
7h
(Horário de Brasília)
12h30
(Horário de Brasília) - somente se for branca
14h
(Horário de Brasília)
São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.
Se
depois do terceiro dia de conclave a igreja ainda estiver sem papa, será feita
uma pausa de 24 horas para orações. Depois, a votação será retomada.
Publicado
originalmente no Correio Braziliense
Leia também:
Um papa para o nosso tempo: os desafios do novo pontífice
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.