![]() |
Açude Orós está em sangria desde 26 de abril (Foto: Marciel Bezerra) |
A alegria de ver o açude Orós sangrando há quase um mês ainda não se dissipou entre os visitantes que se reúnem para assistir a água descendo no vertedouro. O segundo maior açude do Ceará continua transbordando desde 26 de abril e, neste sábado, 24, registrou lâmina d’água de 16 centímetros.
Nesta segunda-feira, 26, deve ocorrer o fechamento do “véu de noiva”, como é conhecida a válvula dispersora do reservatório. Ela terá o funcionamento interrompido para a realização de intervenções de modernização da estrutura do reservatório. O fechamento deve durar cerca de 15 dias.
Mesmo com as intervenções, o sangradouro não deve ser afetado e os banhistas podem continuar utilizando o local para lazer. O abastecimento da região também não sofrerá impacto.
Antes de sangrar em abril último, o Orós não chegava à capacidade máxima desde 2011. Nos últimos 20 anos, o açude registrou somente três episódios de sangria: 2008, 2009 e 2011.
Com capacidade de 1,9 bilhões de metros cúbicos (m³), o reservatório é um dos mais importantes para o sistema hídrico do Ceará.
Ceará
tem 32 açudes sangrando
Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 32 açudes cearenses estão sangrando neste sábado, 24. Ao todo em 2025 foram registrados 60 reservatórios chegando a 100% da capacidade.
O Estado tem armazenamento de 10,2 bilhões de m³ de água, o que corresponde a 55,17% do volume dos 157 açudes monitorados pela companhia.
Publicado
originalmente no portal O Povo +
Leia também:
Janja cumpre agenda em Fortaleza e participa de cerimônia no Centro de Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.