14 de fevereiro de 2019

Prefeito e secretário de Saúde participam da segunda Sessão da Câmara Municipal de Altaneira

Não encontramos imagens da segunda Sessão da Câmara Municipal de Altaneira
O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) participou na manhã de ontem (13/02) da segunda Sessão Ordinaria do ano da Câmara Municipal de Altaneira a segunda sessão ordinária deste ano. A sessão contou também com a participação do Secretário Municipal de Saúde Luan Kaio.

Segundo informações do portal Oficial do Legislativo, durante a participação do Secretário de Saúde, Luan, foram abordados diversos temas. Dentre eles a utilização da ala de emergência do hospital Euclides Nogueira para construção do CEO, contratação de médicos em várias especialidades, marcação de exames e consultas, transporte de pacientes e reforma de unidades de saúde.

Os vereadores Flávio Correia, Antonio Leite e Professor Adeilton criticaram a medida do governo em utilizar parte do hospital para alojar o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, alegando que tem trazido vários transtornos aos usuários do sistema de saúde municipal. O Secretário justificou que só foram repassados 60 mil reais e não eram suficientes, que não permitiria nem a compra de todo material, imaginem a construção de uma sede. Que tinham um prazo para ser cumprido e não poderia perder esse recurso.

Sobre o agendamento de exames, justificou que os recursos são escassos. Que é necessário analisar cada caso. Que existe alguns exames que não estão disponíveis ou estão em pequena quantidade, esses são conseguidos por Neusa por meio da “amizade”.

A respeito dos transportes para os usuários da saúde, o Secretário demonstrou preocupação, alegou que a frota existente não é suficiente. Que inclusive já entregou relatório ao chefe do executivo solicitando contratação de oito veículos para atender melhor a população.

O vereador Antonio Leite cobrou maior independência e autonomia do Secretário de Saúde. Questionou a quantidade de veículos que a secretaria tem e quantos ficam à disposição do Secretário para o atendimento à população. Citou que não faz sentido solicitar um transporte, o secretário não resolve e ter que ir falar com terceiros.

Os Vereadores Zuleide, Genival, Silvania e Devaldo elogiaram a vinda do Secretário a Câmara. Parabenizaram pelas explicações e gentileza em seus esclarecimentos.

O Presidente da Câmara, Professor Adeilton, citou estar satisfeito com os questionamentos feitos pelos Vereadores e com os esclarecimentos dados pelo Secretário. Registrou que pelas explicações o Secretário ainda não foi “contaminado” com a politicagem ou com o jeito maldoso que alguns costumam fazer. Agradeceu por sua vinda e registrou que os servidores que atuam na saúde são competentes e atuam com muita responsabilidade.

Em suas considerações finais, o Secretário se emocionou quando citou o enfrentamento de familiares junto à saúde. Se colocou a inteira disposição da Câmara e de toda comunidade, afirmou que não conhece todo mundo em Altaneira e que tenta fazer o melhor possível.

Já o prefeito municipal justificou sua ausência na abertura dos trabalhos do legislativo na quarta passada. Afirmou que estava em busca de mais recursos para o transporte escolar na capital Fortaleza, falou sobre algumas das ações para esse ano. Dentre elas, está a preocupação em dividir responsabilidades. Segundo o gestor, pretende consultar a Câmara mediante várias questões, como por exemplo a contratação de veículos para atenderem a população. Desejou bom trabalho e que todos unidos, oposição e situação, se dediquem a construir uma Altaneira melhor.

Ainda segundo informações do portal do Legislativo, nenhum vereador ou vereadora comentou ou fez questionamentos ao prefeito sobre sua mensagem.

Na sequência o vereador Antonio Leite registrou que continuará suas investigações e denúncias aos fatos por meio de fotografias e relatos. Deu resposta ao comentário feito pela Secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, onde chamou os vereadores de oposição de golpistas. Citou que de fato foi dado um grande golpe, um golpe na corrupção na aquisição de livros, onde ajudou a economizar cerca de 190 mil reais. Um golpe na corrupção em compra de pneus, locação e manutenção de veículos. E que esse tipo de golpe vai continuar.

Já o vereador Genival Ponciano iniciou agradecendo ao Prefeito Dariomar e a Secretária Alice por terem cumprido com o compromisso feito e colocado ele de volta na Câmara, relembrou parte do seu discurso da última sessão. Reclamou que na ata não consta nada do que relatou e que precisaria repetir para que o povo tome conhecimento da sua decepção com a posição adotada pelo Presidente da Câmara Professor Adeilton em ter decidido deixar a liderança do grupo de oposição e continuar na oposição, abandonando seu grupo e se aliando a pessoas que ele não pode acompanhar jamais. Que colocava toda culpa por essa situação em Adeilton. Que o mesmo não é mais aquela estrela de antes.

O presidente da Câmara, Professor Adeilton, afirmou que não existe traição e que decidiu deixar a liderança por não mais conseguir liderar, pois existia outras pessoas que estavam sendo mais ouvidos do que ele, preferiu continuar na oposição, que doe muito ouvir Genival falando mal dele, de Ricardo e de Dorival. Doe ainda ver os “amigos” que construíram uma história juntos hoje atirando pedras e os que eram meus adversários passaram a elogiar. Que não está do lado ou apoiando ninguém, está sendo apoiado, pois recebeu os votos dos Vereadores que eram da base do Prefeito, não votou em ninguém. Lamenta a posição que Genival adotou, mas se a oposição tivesse condição de ter colocado ele de volta na Câmara ele estaria com a oposição. Argumentou que não era feio Genival agradecer a Dariomar e a Alice pelo retorno dele a Casa Legislativa, feio era culpar os outros por isso. Lembrou ainda que essa briga e discórdia não agrada a ninguém, que o povo quer saber de trabalho e ações em defesa de nosso município.

Cier Bastos, vereador pelo PDT lamentou a falta de apoio aos agricultores das comunidades do Córrego, Tabuleiro e Taboquinha. Citou que os agricultores estão há vários dias esperando um trator para arar suas terras. Que no ano passado as terras foram tombadas no final do mês de fevereiro e que isso trouxe prejuízo aos agricultores. Solicitou uma maior atenção do executivo com essas comunidades, que fica entristecido em acompanhar esse descaso.

Na ordem do dia foram aprovados dois requerimentos, ambos por unanimidade, o primeiro de autoria do vereador Antonio Leite requerendo o envio de cópia de escrituras públicas dos açudes do nosso município e o segundo de autoria do vereador Cier Bastos solicitando reforma da Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Sítio Tabuleiro.

O portal do Legislativo registrou ainda que antes de encerrar a sessão, o Presidente solicitou ao Prefeito, que permanecia assistindo a sessão, uma posição a respeito da Banda de Música Padre David Moreira. Os participantes da Banda estão há vários meses sem receberem o pagamento da bolsa de incentivo, se encontram com a conta aberta, pagando tarifas ao banco sem receber. 

Da galeria o prefeito respondeu que será questão de escolhas, os vereadores irão ajudar a escolher entre a reforma do posto, contratação de veículos, banda de música... 

Para o Presidente da Casa, vereador Adeilton a conclusão é que "pela forma como colocou não deu muita esperança a respeito do nosso maior patrimônio cultural em atividade que é nossa Banda de Música".

Até o fechamento desta postagem não foram divulgadas imagens da segunda Sessão da Câmara Municipal de Altaneira em 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.