27 de fevereiro de 2019

Professores altaneirenses debatem "proposta" do Ministro da Educação sobre Hino nas escolas

Extrato da mensagem encaminhada aos diretores de Escola
O Garoto Beleza, João Alves, lançou no grupo de WhtasApp do Blog de Altaneira a seguinte indagação: "Qual a opinião dos Altaneirenses com relação aos alunos cantarem o hino Nacional nas escolas e filma as crianças cantando o hino Nacional  e enviar para o Ministério da Educação?"

A professora Socorro Lino foi a primeira a responder: “Acho totalmente normal. Ruim era se tivesse cantando musica tipo na "pizadinha", acho ridículo colocar os alunos para dançar nas escolas”

A professora Roselice Bitu também disse que considerava normal a iniciativa e lebrou que “teve uma época em altaneira que fazia gosto se ver todos os alunos cantando os hinos de cor era lindo”.

O diretor da Escola Estadual Santa Tereza, professor Paulo Robson, assim se manifestou: “Acho bacana, interessante demais fortalecer os laços com nossa ‘Pátria Amada’, mas quando tal sentimento surge da comunidade escolar, não por orientação/imposição/obrigação”.

Paulo Robson ainda lançou a seguinte indagação: “o que nossa Pátria tem feito ao seu povo para despertar o amor entoado no Hino?”

O professor Ivanildo Cidrão lembrou que na década de 70 os estudantes contavam o Hino Nacional sem ter conhecimento que vivíamos em uma ditadura. “Nem mesmo os professores podiam explicar tal momento. Daí nascia o sentimento patriótico forçado”.

O ex-secretário municipal de Educação, professor Dhony Nergino concordou com a proposta ministerial e registrou que “O sentimento de patriotismo é escasso no meio da juventude”, lembrou também não viveu a ditadura, mas aprendeu desde cedo a respeitar os símbolos nacionais. “Hoje canto os hinos do Brasil, da República, da Independência, do Estado, de Altaneira e de Farias Brito. Aprendi por prazer e por gostar do meu país”.

O professor Ivanildo Cidrao reforçou “que cada um defende seu olhar de como esta sendo introduzido, o raciocínio não falha diante desta realidade”.

A ex-diretora da Escola Estadual Santa Tereza, professora Meirenildes Alencar, compartilhou a charge ao lado e o endereço de uma postagem do  portal G1 em que o “Ministro da Educação diz que errou ao pedir que escolas filmassem crianças cantando o hino sem autorização dos pais”.

“O próprio ministro percebeu a atitude. Esse governo  está  sem rumo”, escreveu Meirenildes.

O jornalista Felipe Azevedo compartilhou matéria do portal Miséria, noticiando que os alunos de Brejo Santo não atenderão ao “pedido” do Ministro da Educação.

Já o professor Adeilton Silva, vereador e presidente da Câmara Municipal de Altaneira, compartilhou uma lei que determina a obrigatoriedade nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental da execução do Hino Nacional uma vez por semana.

“E é do tempo que o PT comandava o país. Se é lei, cumpre-se”, escreveu Adeilton, advertindo que “não defendendo as ações do atual governo, mas é estranho que esses manifestos contrários estejam surgindo agora, se a lei foi sancionada em 2009, no governo do PT”.

Sobre as filmagens das crianças o professor Dhony Nergino foi o único a abordar o tema lembrando que na escola Joaquim de Morais cantavam os hinos nacional, estadual e municipal na segunda e na sexta.

“Os alunos cantavam e algumas vezes era transmitido ao vivo pelo Facebook, esta ação tinha autorização dos pais que no ato da matrícula concordavam em divulgar as ações dos seus filhos por meio de fotos ou vídeos. Sempre deu certo e nunca tivemos problemas quanto a isso”, escreveu.

A gestão municipal ainda não se manifestou se irá atender a recomendação do Ministro da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.