2 de fevereiro de 2019

Eleita nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Nova Mesa Diretora da ALCE para o biênio 2019-2020 (Foto: Paulo Rocha)
O Plenário da Assembleia Legislativa elegeu, na manhã desta sexta-feira (01/02), em votação secreta, os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020. A chapa única na disputa obteve 45 votos favoráveis. O deputado José Sarto (PDT) foi escolhido como presidente da Mesa e comandará os trabalhos do Legislativo estadual nos próximos dois anos.

Além de José Sarto, a nova Mesa é formada pelos deputados Fernando Santana (PT – 1º vice-presidente), Danniel Oliveira (MDB – 2º vice-presidente), Evandro Leitão (PDT – 1º secretário), Aderlânia Noronha (SD – 2ª secretária), Patrícia Aguiar (PSD – 3ª secretária) e Leonardo Pinheiro (PP – 4º secretário). Os deputados Osmar Baquit (PDT), Bruno Gonçalves (Patri) e Romeu Aldigueri (PDT) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

O novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019/2020, o deputado José Sarto (PDT) destacou que, “além das funções imperativas ao Poder Legislativo, a missão da Casa é de ser um agente político para tolerar e respeitar o contraditório”.

O parlamentar considerou a convivência entre todos com tolerância e respeito como a missão mais nobre e mais importante de sua presidência. “Convido a todos para que, mesmo divergindo ou tendo opiniões opostas, possamos viver com respeito às diferenças”, afirmou Sarto.

Ainda para ele, a Mesa eleita é plural, mas a Assembleia Legislativa é uma casa de iguais. “Mesmo com suas diferenças, pois percebemos que temos deputados aqui advogando causas a que, por vezes, eu possa ser antagônico, a função desta Mesa na minha presidência é de dar todas as condições para proporcionar isonomia de tratamento para todos”, assinalou.

 De acordo com o parlamentar, cabe à Mesa Diretora garantir melhores condições de trabalho, para que todos desempenhem bem seus mandatos, e garantir um poder mais próximo da população. Sarto apontou que pretende investir ainda mais na qualificação dos servidores da Casa e continuar fazendo a interlocução com a sociedade e universidades.

"Quero usar todos os equipamentos que a Assembleia tem à disposição, os recursos físicos e humanos para que possamos fazer uma interlocução com a academia", enfatizou. Para ele, é importante trazer a opinião e o pensamento científico de quem se debruça sobre os problemas da sociedade cearense.

Lembrou ainda a importância de fortalecer o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

O presidente eleito agradeceu aos presentes à sessão e desejou sucesso aos parlamentares da 30ª Legislatura.“Parabenizo todos os deputados eleitos e empossados e desejo-lhes um mandato que esteja em sintonia com as dores da sociedade cearense”, ressaltou o presidente. 

Natural do município de Acopiara e formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), José Sarto Nogueira Moreira vai exercer, a partir de 2019, o sétimo mandato consecutivo na Casa. Durante a Legislatura que se encerra, ocupou a função de vice-líder do Governo Camilo Santana, além de presidir a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia.

Sua carreira política começou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Ao longo de 30 anos de vida pública, foi líder do Governo Cid Gomes na Assembleia e presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Educação da Casa e também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT. Ele já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, chegando à Presidência da Casa, em janeiro de 2013, quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza.

Com informações Assessoria de Comunicação da ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.