11 de novembro de 2019

Acadêmicos comemoram segundo aniversário da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe

 Integrantes da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe (Foto: Aristóteles Alencar)
Em solenidade realizada na tarde do último sábado (09/11) na sede regional da Academia de Letras do Brasil (ALB/Araripe) na cidade município de Araripe, comemorou-se os dois anos de fundação e instalação da entidade fundada em 27 de outubro de 2017, representando também as cidades de Altaneira, Campos Sales, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.

Na ocasião o vice-presidente da entidade, Raimundo Sandro Cidrão, lembrou do momento de instalação da ALB no município de Araripe, um evento que contou com uma programação extensa que procurava mostrar quão grandioso era aquele acontecimento para a Cultura regional. Para ele, um divisor de águas nos anais da história de nossa Literatura.

“Como Vice-Presidente, minha alegria transborda neste momento, pois vejo nesta instituição literária o meu desejo se concretizando, ao ver em cada município sua história resgatada, bem como suas personalidades e vultos históricos locais; de presenciar a valorização em vida àqueles que em muito contribuíram e muito pouco foram lembrados; do trabalho conjunto em função da coletividade; do legado histórico, do resgate artístico-cultural”, destacou.

O professor, ativista dos direitos civis e humanos da população negra e blogueiro, Nicolau Neto, reforçou o que afirmou em seu discurso de posse onde demonstrou que apesar do pouco tempo de atividade, a academia já tem dado sinais de que veio para ficar e tem desenvolvido um trabalho impar e de referência na microrregião do cariri oeste do Estado do Ceará em que pese a cultura.

Atualmente, a ALB tem como presidente Antonia Lúcia Nunes de Alencar Almeida, que ocupa a cadeira 07 sucedendo o poeta e fundador da seccional regional Adriano de Sousa, cadeira 02 e que ora está como diretor de patrimônio. Esta mesma instituição cultural tem como patrona Elizabeth Antão de Oliveira Lima, professora, escritora e integrante da União Brasileira dos Escritores (UBE).

Com informações portal Blog Negro Nicolau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.