21 de novembro de 2019

Projeto do Consórcio Nordeste propõe fim do uso de carro-pipa

Comitiva de governadores em reunião com os representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) da ONU (Foto: Elsa Elisie)
A principal atividade de ontem dos governadores do Nordeste, dentro do giro que empreendem pela Europa para vender as potencialidades da região, foi um encontro, em Roma, com os representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Coube ao cearense Camilo Santana (PT) apresentar, na oportunidade, um projeto de integração do abastecimento dágua de toda a região, pondo fim à necessidade de fazer uso de carros-pipa para atender à população em períodos de escassez. Uma ideia que contemplaria, inclusive, a possibilidade de reúso para produção.

Segundo Camilo, trata-se de um projeto inovador de integração e que contaria com recursos de fundos internacionais e do Governo Federal. "Consideramos inadmissível que, em pleno 2019, ainda existam regiões dependentes de carro-pipa". afirmou o governador cearense, estimando que a União gaste de R$ 800 mlhões a R$ 1 bilhão com a Operação Carro-Pipa.

O Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, organizou um encontro ontem na capital italiana também com a vice-ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, Marina Sereni.

Camilo Santana diz que foi uma reunião importante, na qual tratou-se de "investimentos italianos que já existem nos estados nordestinos e sobre a possibilidade de novos negócios e de mais cooperação entre a Itália e o Nordeste do Brasil". O dia foi marcado, ainda, por uma reunião com 40 empresários da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria).

A diretora de Relações Internacionais da Confindustria, Ana Elisa Bison, destacou a importância da união dos estados. "A ideia do consórcio é muito interessante porque consegue fazer, entre outras coisas, compras conjuntas e economizar. Juntos como um único território eles têm mais força para atrair mais investimentos estrangeiros." A diretora revelou que a Confindustria está planejando uma missão ao Brasil para 2020. (com agências e assessoria do governo do Ceará)

Comitiva
Participam da viagem os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), e o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). Sergipe está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Agenda
A missão continua na Europa e, hoje e amanhã, ainda cumprirá agenda em Berlim, na Alemanha.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.