19 de novembro de 2019

Governadores do Nordeste buscam investimentos na Europa

Governadores do Nordeste na chegada para encontro com empresários em Paris (Foto: Elisa Elsie)
Transportes, saneamento, gestão de resíduos e energias renováveis. Estes são os quatro setores que os governadores do Nordeste focam como prioritários na busca por parcerias e por financiamentos para projetos na região iniciada ontem em Paris, com uma agenda extensa de encontros e reuniões, e que deve se estender até a próxima sexta-feira. Além da capital francesa, a programação ainda prevê agendas na Alemanha (Berlim) e Itália (Roma).

A ofensiva junto a governos e investidores europeus foi acertada dentro das reuniões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Sete dos nove governadores da região integram a comitiva, além do vice-governador do Maranhão (Carlos Brandão, PRB) e de um representante do governo de Sergipe. O cearense Camilo Santana (PT) explicou ontem aos jornalistas, em Paris, que se trata de uma "missão coletiva, não´há interesse individual. O objetivo é apresentar a região como um todo".

Atual presidente do Consórcio, o governador Rui Costa (PT), da Bahia, aponta aspectos históricos da viagem que o grupo empreende pela Europa. "Cada estado já veio isoladamente, mas é a primeira vez, acho,. que nove estados vêm juntos para cumprir uma agenda comum", afirmou, queixando-se da escassez de investimentos públicos e de financiamento, atual, de responsabilidade do governo federal. Para que o ritmo de crescimento não pare, segundo ele, "decidimos botar a mão na massa, ao invés de ficar sentado e reclamando de Brasília ou da realidade".

Na reunião de ontem, realizada no Ministério da Economia da França, com articulação dao influente Movimento das Empresas da França (Medef), os governadores apresentaram a cerca de 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. Feliz com o resultado do primeiro contato, Gérard Wolf, do Medef, mostrou-se interessado em dar andamento às negociações e sugeriu uma reunião nos próximos meses em Salvador para aprofundar as discussões com as empresas francesas.

Questionado se considera que as desavenças entre o presidente Jair Bolsonaro e o colega francês, Emmanuel Macron podem favorecer as demandas dos líderes do Nordeste - na maioria de esquerda e da oposição -, Costa desconversou: "Nós não vamos só à França. Vamos à Itália, à Alemanha e, em breve, pretendemos agendar Espanha e outros países. O que nós queremos é destacar o papel do Nordeste, dar conhecimento às empresas e investidores do potencial de retorno de investimento no Nordeste - uma vez que, no exterior, muitos que conhecem o Brasil tem o foco das atenções no Sudeste, e em especial em São Paulo", comentou o governador da Bahia.

Camilo, por sua vez, destacou a presença de um representante do Itamaraty na comitiva. "A participação e a parceria do governo federal são fundamentais, até porque muitas ações nos estados, como as concessões de ferrovias e rodovias federais são da União", relembrou ele, referindo-se a Luis Cesar Gasser, que, falando à imprensa sobre a iniciativa, garantiu que o Governo Federal vê potencial na parceria com a Europa e está interessado em aprimorar o que for preciso para atrair mais investimentos estrangeiros.

Agenda
Nesta terça-feira, os governadores serão recebidos pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AfD) e depois seguem para Roma e Berlim. Com os franceses, já estariam previstas mais duas reuniões para 2020.

Comitiva
Além do cearense Camilo Santana, participam da missão Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Wellington Dias (Piauí), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), e o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior, representa Sergipe.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.