20 de novembro de 2019

Após cobranças “ponto facultativo” é mantido no Dia da Consciência Negra em Altaneira


O blogueiro Junio Carvalho lembrou na manhã de ontem (19/11) que uma lei municipal decretava ponto facultativo no dia da Consciência Negra, mas que havia suspeitas entre os servidores municipais de que a gestão não iria respeitar a legislação que teve origem em projeto de autoria do ex-vereador Deza Soares, que atualmente exerce o cargo secretário de Governo. “Ainda não existe nada na página do governo”, lembrou Junio.

O radialista e servidor municipal, João Alves, disse que se lembrava de algumas atividades nas Escolas sobre o Dia da Consciência Negra, mas que não é feriado.

O gerente de Esportes do Município compartilhou uma imagem com duas atividades programada para o dia de hoje, às o8h Palestra com o professor Nicolau Neto e às 19 cinema na praça e atividades culturais.

O assessor Legislativo, Felipe Lima, comunicou que em obediência a lei municipal a Câmara Municipal não realizará a sessão ordinária hoje, ficando sobrestada a pauta, para a sessão ordinária do dia 27 de novembro.


Na sequencia o assessor de comunicação do Governo Municipal informou que a legislação municipal também seria respeitada pelo Executivo e o ponto facultativo estava mantido

Após as notas alguns usuários das redes sociais enviaram a administração do BA áudio e mensagens de gestores escolares e uma mensagem da secretária de Educação, Leocádia Nogueira, comunicando a “obrigatoriedade dos professores e servidores da Educação de participarem das atividades”. Um dos áudios fala inclusive em dia letivo.

O professor e blogueiro Nicolau Neto é reconhecido como ativista das causas negras e direitos humanos, mas não se manifestou sobre os fatos publicamente, mas questionado pelo BA sobre a “obrigatoriedade” de servidores participarem de sua palestra informou apenas que “se estão obrigando é errado, a ideia é convencer da importância da data” e que “os servidores não são obrigados a ir, a lei os resguarda”.

Sobre sua participação em um evento com essa pressão afirmou: “Não posso me recusar a um tema que luto cotidianamente. Como disse, é facultativo. Vai quem quer, quem julgo a ação importante. Se a gestão obriga, o servidor é dono de si pra saber se vai ou não.”

A palestra está marcada para logo mais às 08h no auditório da secretaria municipal de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.