27 de junho de 2020

Bolsonaro inaugura Transposição do Rio São Francisco

Bolsonaro durante a inauguração da obra iniciada no governo Lula (Foto: Isaac Nógrega)



O presidente Jair Bolsonaro inaugurou na manhã de ontem (26/06), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco. No Município de Salgueiro no Estado de Pernambuco, o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense no município de Penaforte.

O trecho inaugurado faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (em Pernambuco) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (no Ceará) e seguirá, por fim, através do projeto Cinturão das Águas segue para Fortaleza.

Bolsonaro comentou durante o evento que a recomendação desde o início do governo é não deixar nenhuma obra parada e que isso faz parte de um compromisso dele. “A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa. Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim”, completou o presidente.

Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.

Além do Eixo Norte, há o Eixo Leste. Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.

Os governadores do Ceará e Pernambuco, Camilo Santana (PT) e Paulo Câmara (PSB) não compareceram ao evento, assim como os prefeitos dos municípios visitados.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Bolsonaro mira ações na área social para resgatar a popularidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.