25 de junho de 2020

Na última Sessão do semestre, vereadores voltam a cobrar distribuição da merenda escolar

Realizou-se na manhã de ontem (24/06) a última sessão virtual do primeiro semestre da Câmara Municipal de Altaneira. Os vereadores mais uma vez cobraram a distribuição da merenda escolar com os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo informações da Ministério Público do Ceará, apenas 17 municípios tem problemas na distribuição da merenda escolar, dentre eles, Altaneira.

O vereador Antonio Leite (PDT) iniciou o debate lamentando a justificativa da secretária municipal de Educação, Leocádia Rodrigues, atribuindo culpa pela não distribuição da merenda ao Conselho da Merenda Escolar. O parlamentar ainda frisou que existe uma lei que assegura os alimentos para os alunos da rede pública em tempo de pandemia e finalizou pedindo transparência ao Governo Municipal.

A vereadora Zuleide Ferreira (PT) afirmou que a lei não obriga o governo distribuir a merenda escolar para os alunos da rede municipal, disse que a Lei apenas regulamenta e que a distribuição depende da intenção do prefeito e que os alimentos não suprem as necessidades do aluno, mas frisou ainda que os recursos estão na conta.

O presidente da Câmara de Altaneira, vereador Professor Adeilton (PSD) reforçou a cobrança sobre a distribuição da merenda afirmando que tem recebido mensagens de mães de alunos cobrando, lamentando a falta da distribuição e criticou o discurso de que os recursos são poucos.

“Acho que o governo não poderia usar essa falácia que alunos recebem apenas 60 centavos por dia, existem contra partida do governo. Sobre a legalidade lembro que o governo dizia antes que não distribuía porque não existia uma lei regulamentando, agora que regulamentou não faz a a entrega. O dinheiro está na conta, sabemos disso, mas não se pode guardar o dinheiro enquanto os alunos precisam dos alimentos”, disse o presidente.

O vereador Antonio Leite reforçou que  o governo deve ter consciência que os alunos precisam, não se pode comparar nossa mesa, com a  mesa das famílias carentes. Sobre a barreira existem erros, alguns entram e outros não, que precisam dá exemplo.

A vereadora Zuleide Ferreira disse que é difícil vendo por essa ótica, enfatizou que o dinheiro realmente é para ser usado para os alunos, reafirmou que os recursos estão na conta e será usado para comprar alimentos para os alunos, mas não afirmou em que período.

Os demais vereadores e vereadoras não se manifestaram sobre o tema.

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira foi transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook e pela rádio comunitária Altaneira FM.

Clique aqui para mais informações sobre a Sessão de ontem.

Clique aqui para assistir a íntegra da Sessão no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.