8 de outubro de 2021

Prefeito de Nova Olinda recua e revoga dispensa do uso de máscara em espaços públicos

 O prefeito Ítalo Brito fez nova publicação no seu perfil do Instagram para anunciar a revogação da medida (Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito de Nova Olinda,Ítalo Brito (PP), revogou o decreto municipal publicado na quarta-feira (06/10) passada que desobrigava o uso de máscaras em espaços públicos. Órgão voltou atrás na decisão após Ministério Público do Ceará (MPCE) considerar ação "ilegal" e recomendar revogação do documento.

O decreto do prefeito permitia que moradores frequentassem espaços públicos da cidade sem máscara, desde que os locais fossem abertos e sem aglomerações. Seria também necessário que cidadãos estivessem com o esquema vacinal completo e que tivessem tomado a D2 há 15 dias.

Contudo, decisão foi de encontro a especialistas, que ainda consideram necessário a utilização do item contra a Covid-19. Em nota, encaminhada ao jornal O POVO, a própria Secretária da Saúde (Sesa) se manifestou a respeito e afirmou que "nenhuma flexibilização referente ao não uso de máscaras de proteção é cogitada no momento, tendo em vista não haver contexto sanitário favorável no Estado".

Além disso, o decreto estadual vigente ainda estabelece a utilização de máscaras como obrigatória. O MPCE lançou um oficio afirmando que embora Estado e Município sejam de "competências concorrentes", a prefeitura é limitada a um espectro de atuação local. Órgão considerou assim ação como ilegal e pediu que entidade municipal revogasse o decreto.

O prefeito Ítalo Brito (PP) havia usado as redes sociais para justificar decisão, alegando que a medida foi tomada após baixa das internações pela doença no município. O perfil da Prefeitura no Instagram também fez uma publicação, frisando que mais de 80% dos adultos já estão vacinados.

Após recomendação do MPCE, contudo, o prefeito decidiu revogar decreto ontem (07/10). Procurado pelo O POVO, o gestor informou que atenderia à orientação do órgão e divulgou um vídeo no qual aparece esclarecendo a decisão. O mesmo foi ainda publicado em suas redes sociais.

"Nós decidimos sim revogar o decreto, atendendo ao pedido do ministério (Público do Ceará), e aguardar o governador decidir o momento que ele julgar correto para que a gente possa realmente dar esse passo que é a retirada de mascará", disse prefeito em gravação.

Ítalo frisou ainda que desde a divulgação da ação tem recebido muitos questionamentos. "Eu acredito que a minha medida foi apartidária, sem demagogia, sem hipocrisia. É o que estou vendo na minha cidade, estou vendo no Cariri (...) Muitas das pessoas que teceram criticas são as mesmas pessoas que vão nos fins de semanas para barzinhos, vão para festas", frisou ainda prefeito.

Indagado pela equipe do jornal O POVO se ele havia tomado a medida sob aval de algum especialista, ítalo frisou que o município tem uma equipe multidisciplinar de combate à pandemia, responsável pelas ações e pelo acompanhamento de dados pandêmicos. Contudo, o prefeito informou que a decisão havia sido dele, tomada após ouvir "todos os profissionais possíveis".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Prefeito de Nova Olinda aboliu uso de máscaras em espaços públicos


Um comentário:

  1. Prefeito agiu com prudência e respeito. Atendeu a recomendação do MP. Revogou o decreto municipal.

    Mesmo porque, como diz o ditado popular, "errar é humano, permanecer no erro é burrice".

    Ainda mais quando a permanência no erro pode provocar a intervenção do Parquet como fiscal da ordem jurídica em eventual processo judicial.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.