![]() |
Entre os signatários da carta estão nomes influentes do Partido Democrata, como Tim Kaine, Jeanne Shaheen e Adam Schiff (Foto: Reprodução/Facebook) |
Os senadores argumentam que a iniciativa do governo dos EUA não se baseia em fundamentos comerciais legítimos, mas visa pressionar o sistema judicial brasileiro a interromper processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Usar todo o peso da economia americana para interferir nesses procedimentos em nome de um amigo é um grave abuso de poder”, dizem, em referência à relação de Trump com o político brasileiro.
Além disso, a carta ressalta que os Estados Unidos têm superavit comercial com o Brasil desde 2007 e que o comércio bilateral sustenta cerca de 130 mil empregos norte-americanos. “Aumentar tarifas só elevaria os custos para famílias e empresas dos EUA”, alegam os senadores, alertando que a escalada da tensão pode gerar uma guerra comercial prejudicial.
Outro ponto de crítica é a recente decisão do secretário de Estado, Marco Rubio, de revogar o visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de aliados. Segundo os parlamentares, o gesto demonstra “a disposição do governo em priorizar sua agenda pessoal em detrimento dos interesses do povo americano”.
No documento, os democratas também alertam para os riscos geopolíticos de uma ruptura com o Brasil, incluindo um possível estreitamento das relações entre Brasília e Pequim. “Essa escalada tarifária pode empurrar o Brasil para mais perto da China, em um momento em que deveríamos combater essa influência na América Latina”, argumentam.
Entre
os signatários da carta estão nomes influentes do Partido Democrata, como Tim
Kaine, Jeanne Shaheen, Adam Schiff, Richard Durbin, Kirsten Gillibrand e
Raphael Warnock. Eles encerram o texto pedindo a Trump que reconsidere as
ações, em nome da previsibilidade econômica e da preservação das relações com
aliados estratégicos.
Publicado
originalmente no Correio Braziliense
Leia também:
Lula chama Alckmin de "exímio" negociador e crê no recuo de Trump no tarifaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.