30 de março de 2026

Ao amigo Raimundo Rufino, por Ivanildo Cidrão

Festeiro, desportista e político, Raimundo Rufino foi presidente da Câmara Municipal de Altaneira por quatro mandatos (Foto: Reprodução/CMA)

Raimundo Arrais de Oliveira, popularmente conhecido por Raimundo Rufino, casado com dona Iracir Correia de Meneses arrais, 04 filhos e 02 netos. Esposo e pai zeloso e comprometido. Originário de uma família que se tornou tradicional na política partidária desde os primórdios anos da emancipação política de altaneira.

Ainda jovem. Mudou-se com sua mãe, dona Judite, do sítio Valério para a sede municipal.  Não demorou tanto para que o seu círculo de amizade se ampliasse ao lado das famílias altaneirense.

Dinâmico, ativo e esforçado. Logo recebeu convite do prefeito municipal, sr. Francisco Bispo de Assis, para, junto com a jovem Hilda Cidrão Alencar, ir para fortaleza participar de um curso para enfermeiro prático, por um período de 02 meses

Concluído com sucesso, tornou-se o primeiro enfermeiro municipal, abrindo caminhos onde antes havia carência, levando atendimento, acolhimento e competência a quem mais precisava.

Exercia profissão com verdadeira vocação: mãos firmes, olhar atento e a paciência necessária.  Sua dedicação ajudou a construir a saúde pública de nossa cidade. Mais que um profissional, foi uma referência e amigo de cada pessoa que cuidava.

Obrigado Raimundo, por abrir a trilha que tantos seguiram depois.

No segmento esportivo, o nosso futebol ganhou um novo aliado. Foi jogador por uns anos e após encerrar sua participação, se dedicou na organização da seleção altaneirense.  Foi um dos sócios fundadores da A.E.A e por muitos anos fez parte da diretoria da agremiação. Sabia cuidar de cada detalhe, conduzia tudo com responsabilidade e paciência, sempre pensando no melhor para o grupo. Seu comprometimento mantinha a equipe unida e seu jeito firme, mas amigo ganhava o respeito de jogadores e torcedores.

Obrigado Raimundo, por cada partida, cada esforço e cada lição.

Por vezes ficava eu a pensar do que ele mais gostava. Da paixão que o futebol proporcionava ou do dançar, do qual já era conhecido por pé de valsa.

Se tinha alguém que transformava qualquer som em convite para dançar, você era este. Com seu pé de valsa leve, seguro, cheio de ritmo e daquele sorriso que contagiava o ambiente. Você fazia a festa ficar mais brilhante.

Agora a música vai tocar, mas vai faltar o seu compasso e a forma perfeita como você celebrava cada momento.

Obrigado Raimundo, por tantos bailes, tanta leveza e tanta amizade.

Que aí em cima, tenha uma afinada orquestra te esperando.

Hoje nos despedimos de um homem de fé e de mãos sempre prontas para servir. Como devoto de Santa Teresa ele vivia a sua crença além da oração.  Na ação. E foi nas comissões formadas para adquirir fundos para nossa igreja que ele sempre se destacava, bem como nas bilheterias das festas sociais e na tradicional busca do pau da bandeira que por muitos anos foi liderada por ele.

Cuidava alegremente de cada detalhe, garantindo que a festa fosse momento de união, devoção e fé.

Obrigado Raimundo, por este legado de dedicação e amor as nossas tradições.

Nossas despedidas também para este homem público que dedicou grande tempo de sua vida a serviço de nossa cidade. Como vereador e presidente da Câmara Municipal, exerceu seus mandatos com ética, compromisso e um profundo respeito pelas pessoas.

Trabalhou pelo bem coletivo, ouvindo a comunidade, defendendo causas importantes e buscando soluções concretas para os desafios do nosso município.

Sua postura firme, mas sempre acessível conquistou a admiração de colegas, servidores e cidadãos.

Mais que um líder político, era um amigo presente, de palavra firme e coração generoso.

Obrigado Raimundo, pelo amor a nossa altaneira e que sua memória continue nos inspirando a servir com a mesma dedicação.

Quero fazer minhas referências particulares, por que para mim ele foi um daqueles como está escrito em eclesiástico 6.14 "um amigo fiel é uma poderosa proteção:  quem o achou, descobriu um tesouro".

Me recordo, fins da década de 70 quando trabalhávamos no extinto Mobral.

Na década de 80, trabalhei com ele como secretário executivo do sindicato rural e os brilhantes anos da A.E.A.

Partiste ao chamado do pai, deixando conosco a marca de quem viveu com generosidade, bom humor e um coração enorme.

Um coração tal qual o do bom samaritano da parábola de jesus.

Obrigado por tudo.

Leia também:

Câmara Municipal de Altaneira faz homenagens aos Constituintes de 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.