17 de maio de 2019

Altaneirense denuncia nepotismo e desvio de função no Governo Municipal


Altaneirense Everton de Sousa Venâncio apresentou uma “denúncia” ao Promotor de Justiça da Comarca de Altaneira apontando casos de prática de nepotismo e desvios de funções de servidores municipais.

No documento Everton relaciona os nomes dos servidores, os cargos para os quais foram nomeados e as funções que realmente exercem. Dezenas de servidores nomeados para os cargos de Assessor Técnico e Assistente Técnico na realidade prestam serviços como motorista e que vários nomeados para Assistente de Secretaria trabalham como zelador e merendeira.

Outros casos chamam mais a atenção como os casos de Orientador Fiscal, Gerente do Departamento de Defesa do Meio Ambiente, Coordenador de Projetos e Convênios, Gerente Departamento de Cultura e Gerente Departamento Controle Interno, que nunca aturam nas funções.

“Esses são apenas alguns exemplos de desvio de funções havidos no seio da administração municipal, os mais notórios por assim dizer, já que existem mais de duzentas portarias publicadas para a nomeação de cargos comissionados, todos com a designação de “ASSISTENTE DE SECRETARIA”, cujos servidores desempenham funções outras como: zelador, merendeira, faxineira, porteiro, em fim serviços gerais, que não requerem qualquer conhecimento técnico, apenas com a finalidade do gestor público, agir a seu bel prazer, empregando e desempregando de forma discricionária, cujas únicas motivações são as de alinhamento político partidário, tanto é assim que, mesmo advertido e diante de muitos apelos, inclusive da Câmara dos vereadores, não se dignou a efetuar a prorrogação do concurso público, cuja vigência ocorrera no inicio de sua gestão” escreveu Everton.

Também foi denunciado que existem algumas situação em que os nomeados se quer são conhecidos, pois não moram no Município.

Everton denunciou também os casos de nepotismo envolvendo o vereador Genival Ponciano e de parentes do secretário de Governo Deza Soares. Os doi denunciaram casos de nepotismo em gestões anteriores.

“Saliente-se também, os casos de nepotismo disfarçado, como a contratação de veículos de propriedade do prefeito, de vereadores, de familiares destes, por empresas contratadas pelo Município, como a TR CONSTRUÇÃO e a empresa NBC LOCAÇÃO, o que deve ser apurado”, disse Everton.

Foi denunciada igualmente a situação da vereadora Zuleide Ferreira de Oliveira, que encontra-se “afastada” da sala de aula, ficando a disposição do governo municipal, inclusive participando de todos os eventos da administração, conforme fartamente publicada em diversas redes sociais e mídias de comunicação governamental.

O documento foi protocolizado na última quarta-feira (15/05). Everton disse que não divulgou antes, pois queria confirmar outras informações, mas acredita que a saída da vereadora Alice da secretaria visa regularizar alguns casos de nepotismo, mas os outros permanecem.

Everton disse ainda que já encaminho ao Promotor de Justiça o depoimento do vereador Genival na Câmara Municipal, confirmando o nepotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.