9 de maio de 2019

Vereadores debatem sobre os novos números da Educação de Altaneira

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Felipe Silva)
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (08/05) o vereador Antonio Leite (PDT) usou parte de seu tempo no expediente para apresentar os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), realizado pela Secretaria da Educação (SEDUC) em todos os municípios cearenses.

Segundo o vereador, com exceção da Escola Joaquim de Morais, todas as demais unidades avaliadas sofreram queda nos índices de 2018 se comparados com 2017 e voltou a criticar a compra de quase um milhão de reais de livros no ano passado. 

“Esse grande investimento não surtiu efeito e que somente comprova a desconfiança de que essa compra foi realizada com o intuito de lavar dinheiro”, denunciou o vereador.

O Vereador Genival Ponciano informou que não teve acesso aos resultados do SPAECE 2018, mas a vereadora Zuleide Ferreira, em aparte, informou que os dados são preliminares, “que não têm credibilidade e que as escolas fizeram o melhor e aguardará o resultado oficial ser divulgado”.

Genival ainda defendeu a compra dos livros, afirmando que a aquisição foi “para melhorar o conhecimento das crianças, pois os livros são muitos importantes”.

A Vereadora Zuleide Ferreira disse ainda “Que esse resultado do SPAECE 2018 não pode ser ainda analisado para não ser desonesta, que precisará ser melhor interpretado, que é macro, muito maior do que isso”.

Zuleide disse que Altaneira ainda continua entre os melhores da Crede 18 “Não caímos tanto como alguns esperavam”, concluiu a vereadora tucana.

O presidente da Câmara, vereador Professor Adeilton afirmou que fizeram a coisa certa quando criaram a Comissão Especial para investigar a compra dos livros didáticos, pois estavam desesperados para gastarem o dinheiro e não de investir em melhorias da educação.

“Esse gasto não surtiu efeito, pois os resultados do SPAECE 2018 foram negativos, todas as escolas caíram na avaliação em comparação com 2017”, disse o presidente.

Outro ponto apresentado pelo vereador foi a redução no percentual de alunos do adequado e o aumento no intermediário e crítico. Cobrou que a Secretária de Educação realize um momento de estudo desses resultados com gestores, professores e demais envolvidos, que Altaneira ainda continua entre os melhores do Ceará, mas sofreu uma grande queda no ano passado.

A secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, não se manifestou sobre os números do SPAECE.

A Sessão Câmara Municipal de Altaneira é transmitida em tempo real na sua página na rede social Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.