24 de maio de 2019

Altaneirenses se manifestam sobre proposta de demolição da Caixa D’Água

Caixa D'água de Altaneira em imagem de 2008 (Foto: Fabrício Ferraz)
Uma informação do radialista João Alves, popularmente conhecido por Garoto Beleza, sobre a possível demolição da caixa d’água de Altaneira motivou a retratação do vereador Flávio Correia que reconheceu valor histórico do equipamento e sugeriu a sua restauração, transformando-a em monumento.

A posição do vereador veio logo após a crítica do agricultor Romildo Liberalino que foi taxativo afirmando que deveria “ter requerimento pra concertar e não acabar com esse patrimônio histórico dessa cidade” e ainda indagou: “pq demoli e não reformar”.

A administração do BA decidiu consultar 100 leitores do BA sobre a proposta de demolição informada pelo Garoto Beleza, apenas 60 responderam as indagações, transcrevemos algumas delas.

Júnior Ponciano foi um dos primeiros a responder e assim se manifestou: “A caixa D'água é muito mais q apenas um reservatório de água fechado, desativado. Esta, deveria ser tratada como um patrimônio histórico q é.  Inclusive, deu nome a um dos maiores times de futebol da história de Altaneira, o famoso e, hoje, maior campeão do município e atual campeão regional, CAIXA D'ÁGUA”.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Adeilton se houver condições técnicas e financeiras de mantê-la, deveria cuidar desse patrimônio. “Caso contrário, sua permanência pode trazer algum risco a segurança de nossa população”.

Na mesma linha seguir o professor Paulo Robson: “Se houver condições técnicas de reformar, mantendo a configuração original, de modo que não coloque em risco a integridade física de quem trafega/reside no entorno, sou inteiramente favorável à manutenção do patrimônio histórico. Evidentemente, prevalecendo a segurança das pessoas”.

O professor Nicolau Neto disse acredita que a Caixa D'ÁGUA além de ser um símbolo da luta do povo altaneirense para superar a seca e falta de água, representa um patrimônio histórico-cultural e que como tal pode e deve ser preservado.

Givanildo Gonçalves aprofundou ainda mais o debate: “Não é só um patrimônio físico, histórico e cultural... querer acabar, em vez de preservar e dar mais um passo para a destruição da memória de um povo, o povo altaneirense” e acrescenta “É absurdo não perceber que, em nome do progresso e as vezes nem isso, estão destruindo o que a cidade tem de mais rico e valioso, a sua memória, a sua própria história”.

O ex-secretário de Educação, professor Dhony Nergino também se manifestou: “Infelizmente alguns patrimônios já foram modificados ou destruídos. A Caixa d'água tem importância tanto pelo período que foi construída nos anos 60, muito próximo a emancipação de Altaneira, ou seja, é um monumento presente da história local, teve a missão de armazenamento e distribuição de água para as famílias de Altaneira, ao julgar pela época e a necessidade do povo com certeza foi o maior avanço deste período e não sei ao certo mas parece que serviu de inspiração para um dos times de futebol do município que ganhou os últimos campeonatos municipais. Acho que se Altaneira quer preservar os seus patrimônios poderia começar por este que serviu tanto ao povo e pode ser um marco histórico e patrimonial.

O presidente do SINSEMA, professor José Evantuil diz que “seria uma pena ter que ficar sem ver a imponência da imagem da Caixa D'água” lembra a fachda da Câmara Municipal e de outros casarões foram destruídas e reforça “Se a construção estiver em risco de ruir concordo com a demolição, caso contrário, não”.

Outros altaneirenses se manifestaram em comentários da postagem do BA na rede social Facebook.

O cantor Robério Pinheiro, mais conhecido por Berim Potência disse ser contra a “destruição desse pedaço da nossa historia”, se manifestou favorável a proposta de transformar o equipamento em mirante e ainda lembrou uma estória do seu tempo de criança; “lembro q quando tinha os boatos do lobisomem diziam pra assustar a molecada q ele dormia dentro da caixa d’água”.

Edileuza Ferreira também comentou a postagem afirmando “que tem que preservar o patrimônio histórico da cidade, se não o lugar perde sua identidade. Fui passear em Altaneira depois de 15 anos, mas me sentir em outra Cidade...fiquei feliz por algumas melhoras, mas ao mesmo tempo triste por que fui cheia de saudades de um lugar que já não existia mais”.

O professor Pedro Rafael Pereira lembra que “Um povo não é nada sem a sua memória. Já perdemos muito da nossa identidade com a derrubada das casas e casarões que traziam em sua arquitetura os traços da história colonial da nossa região, e não podemos nos dar ao luxo de perder mais esse símbolo histórico.
Sou contra a demolição”.

Para Victor Oliveira “Há uma diferença entre o que é antigo e o que é velho, o que é tradicional e o que é arcaico. O velho, o arcaico perdem sua vitalidade ao longo do tempo, já o tradicional e o antigo não. Uma coisa pode ser antiga sem ser velha, tradicional sem ser arcaica. Os monumentos históricos de uma cidade não podem ser tratados como coisas descartáveis, o tempo é apenas cronológico, a representatividade e o apreço permanecem. quem é a favor da derrubada pode pensar: ah, é só uma caixa... Não é. Por trás dela tem muita história e esta deve ser preservada. Como filho de Altaneira, sou contra à derrubada”.

O contabilista Ariovaldo Soares, ex-secretário municipal, também comentou a postagem no Facebook: “Se existe orientação técnica de que não há possibilidade de recuperação, certamente a melhor opção e transforma la em ponto turístico, como foi sugerido o Mirante”.

O professor Paulo Robson e os vereadores Adeilton Silva e Antonio Leite também se posicionaram favorável a transformação do equipamento em mirante.

Apenas os jovens Eduardo Amorim, Claudio Gonçalves e Gutemberg Estevão se manifestaram favorável a demolição.

Eduardo Amorim comparou a caixa d'água a "subcelebridades": “Ninguém liga, a vida toda, mas quando morre, querem fazer homenagens e homenagens”. Eduardo complemente que a caixa d'água nunca foi considerada "patrimônio histórico" e que nunca olharam pra ela com esse estigma. Inutilizada, foi abandonada. Finaliza dizendo que a estrutura corre sérios riscos de desabamento e de ser foco do mosquito Aedes Aegypti. A demolição é coisa correta.

Já Claudio Gonçalves disse acreditar que a caixa d'água seja um risco para a população que, por ali, trafega, devido ao seu estado de conservação e que mais sensato seria demolir para evitar algo pior, disse ainda que acha muito mais interessante a reforma do forno do continuo.

Por sua Gutemberg Estevão lembrou que outras espaços mais importantes já  foram destruídos. “Se não está  em uso, então  não  tem problema. Libera espaço, constrói algo útil!” e complementou “Se demolir pode fazer um epitáfio  pra ela. Uma placa homenageando! Pode construir uma fonte de água, com peixinhos!”.

As ex-secretárias de Cultura do Município, Mirian Tolovi e Alice Gonçalves não se responderam ao questionamento do BA, assim como o atual secretário Luiz Pedro.

Leia também:

Caixa D'Água de Altaneira pode ser demolida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.