20 de janeiro de 2020

Chuvas no Ceará já superam o previsto para janeiro inteiro


A 12 dias do fim do mês, o Ceará já ultrapassou em 6% a quantidade de chuvas esperada para o mês de janeiro deste ano. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Janeiro é o último mês do período considerado pré-quadra chuvosa no Estado. Nesta terça-feira, 21, a Funceme divulga o prognóstico para a estação chuvosa.

Esse é o segundo ano consecutivo que o Estado fica acima da média no primeiro mês do ano, período que antecede o início da quadra chuvosa. Até as 7 horas da manhã deste domingo, 19, a Funceme registrou 105,4 milímetros de chuva no Estado. A média histórica considerada é de 98,7 milímetros. A quantidade de chuvas ultrapassou o previsto com os dados deste domingo.

Desde 2010, a média histórica foi atingida no mês de janeiro apenas em quatro anos. O maior índice foi registrado em 2011, quando o acumulado superou a média em 115%, com total de 212,2 milímetros (mm). O mês de janeiro mais seco desse intervalo, por outro lado, foi registrado em 2015, quando as precipitações ficaram 70% abaixo da média.


Neste mês, três das oito macrorregiões do Estado ainda não atingiram a média histórica. São elas: Cariri, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns. O Cariri, que historicamente recebe as primeiras precipitações do período chuvoso, está 12,5% abaixo da média e tem a maior lacuna em relação às chuvas neste mês. A região do sul cearense tem, historicamente, a maior média de chuvas no primeiro mês do ano no Estado.

Situação dos açudes
As chuvas da pré-estação, que compreende os meses de dezembro e janeiro, também geraram aporte para açudes do Estado, embora não tenha sido um volume significativo. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o açude de Germinal, em Palmácia, está com 99,09% da sua capacidade preenchida. 93 reservatórios, no entanto, estão com volume abaixo de 30%. No total, a água da chuva ocupa 14,5% da capacidade dos açudes.

Prognóstico da quadra chuvosa
Na próxima terça-feira, 21, a Funceme divulgará o prognóstico das chuvas para os três primeiros meses da quadra chuvosa, isto é, fevereiro, março e abril. Em coletiva de imprensa da Prefeitura de Fortaleza na última terça-feira, 14, a Fundação manifestou preocupação com eventos severos de chuva no litoral do Ceará entre a última semana de janeiro e os primeiros 20 dias de fevereiro. A quadra chuvosa no Ceará vai de fevereiro a maio.

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.